A Companhia de Teatro Conscius Dementia retomou o projeto Condes da Alegria, que nasceu em 2016, levando espetáculos infantis a escolas e instituições da rede pública, impactando 5.000 pessoas e circulando por 29 espaços diferentes, levando sempre o teatro como instrumento de transformação.
O projeto foi aprovado pelo edital n°2/2022 de Concessão de Patrocínios pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas para atendimento da demanda da Secretaria Municipal de Cultura e prevê a promoção e a circulação do espetáculo “Terra e Mar”, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Zona Sul, com parceria da Ágape 365 e em duas unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ São José e PMJ Vilas Unidas).
O espetáculo está sendo remodelado, com atualização no cenário e figurinos. A dramaturgia também se transformou, dando mais voz às personagens do nosso folclore e empoderando também a personagem principal, Maria.
A obra é um musical, sendo o primeiro autoral do grupo, incluindo a trilha sonora, que neste ano teve suas canções gravadas e produzidas em estúdio. “Terra e Mar” é narrado pelo personagem “Conde”, que também interage diretamente com público enquanto conduz a trajetória dos personagens José e Maria. Os dois vivem num lugar seco, há muito lixo, pouca ou nenhuma água e sofrem com a destruição causada pelo homem. José, apesar de tudo isso, não almeja sair daquele lugar, firmando suas raízes e deseja se estabelecer e formar família junto de sua amada, porém este sonho não é o mesmo de Maria, que sente o chamado das águas, seu desejo é conhecer o mar. Então, José e Maria são visitados em sonho por Caipora e Iara, revelando que Maria é filha do mar e José é filho da Terra e que há muito tempo são chamados a seguir os seus instintos, pois são os salvadores do planeta e que somente eles poderão restabelecer o equilíbrio entre terra e mar. Ao fim da trama, o par se reencontra trazendo a esperança, restaurando a harmonia e o equilíbrio ao ecossistema do mundo.
O elenco é composto pelo corpo da Cia Conscius Dementia, Danielle Marques, Gabriela Severini, Rafaela Jacon Dutra e Larissa Garcia e pelo amigo e convidado, o ator e músico Johnny Hansk. Todos gravaram a trilha sonora no Home Stúdio Jah Works, com o técnico e artista Gilbão Leeu, sendo a preparação vocal, a direção, o figurino e a cenografia assinadas por Larissa Garcia, maquiagem de Danielle Marques e nos dias de apresentação a cia contará com mais dois artistas, Guilherme Teixeira, sonoplasta e técnico de som e a fotógrafa Tamiris Alves.