Construir ações significativas que visem reconectar o estudante à sua trajetória cognitiva afetada pelo distanciamento provocado pela pandemia da Covid-19 e minimizar as desigualdades educacionais. Esses são os objetivos principais do Plano de Recomposição da Aprendizagem 2022/2024, lançado pela Secretaria Municipal de Educação na última sexta-feira (9).
O Plano de Recomposição da Aprendizagem 2022/2024 é um referencial de trabalho conjunto de políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação e dos Planos de Intervenção Pedagógica das unidades escolares, conciliando ações do poder público, comunidade escolar, parcerias e redes de apoio, visando atender as demandas de aprendizagem de todos os estudantes.
A solenidade de lançamento foi realizada no auditório da SME e contou com a presença do vice-prefeito Júlio César de Freitas, da secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, da adjunta Deborah Brianezi, da equipe da Secretaria Municipal de Educação, gestores das unidades escolares e supervisores pedagógicos.
“Hoje é um dia muito especial para nós. Foi um trabalho muito sério feito com muito carinho pela nossa equipe. Esse material foi conversado e discutido, enviado para que as unidades trabalhassem e fizessem as suas sugestões e, assim, formatamos o Plano de Recomposição da Aprendizagem de 2022 a 2024, que contém tudo que nós sonhamos, essa soma de desejos e propostas de todos os nossos profissionais”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga. Ela enfatizou que o planejamento é a base para toda a ação pedagógica. “Planejamos muito bem e agora partiremos para a ação”, completou.
O Plano foi desenvolvido com base no Parecer do Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno (CNE/CP) nº 06/2021, que estabelece as diretrizes nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno das atividades presenciais de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. O vice-prefeito Júlio César de Freitas parabenizou as equipes da Secretaria Municipal de Educação e das unidades escolares pelo trabalho conjunto, que fará a diferença na vida dos alunos.
Prioridades
O Plano de Recomposição da Aprendizagem 2022/2024 foi organizado em dez prioridades que não se sobrepõem, mas se inter-relacionam e possuem a mesma relevância, associadas as suas respectivas ações: Busca ativa; Gestão escolar; Proposta pedagógica; Estratégias de intervenção pedagógica; Letramento Digital; Alfabetização; Formação continuada; Competências socioemocionais; Práticas educacionais inclusivas; Avaliação das Aprendizagens.
“Uma palavra que me vem é parceria, que foi o que tivemos em todos os momentos, Foram vários meses de trabalho, que culminaram neste documento que traz ações e estratégias que são essenciais no dia a dia da escola”, avalia a coordenadora da Divisão Pedagógica da SME, Marta Sueli de Andrade.
A representante da Seção de Ensino Fundamental, Médio e Especial, Sandra Tavares, apresentou as etapas do processo de debate e elaboração do documento, lançado oficialmente para gestores e supervisores pedagógicos das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino na última sexta-feira. A versão preliminar do documento orientador foi elaborada pela equipe da SME, diante do cenário educacional complexo e desafiador gerado pela pandemia da Covid-19, apresentada em junho deste ano e compartilhada com os educadores, para análise e sugestões de ações complementares.
“Agradeço a todos os gestores que abraçaram a ideia, levaram para as escolas e nos devolveram com as sugestões de toda a equipe escolar. O documento começou a ser elaborado pela SME com base nos resultados da avaliação diagnóstica, que foi feita para a volta às aulas presenciais, compartilhado com a equipe escolar e instituições parcerias e registra as ações que já foram feitas e muitas que estão por vir”, afirmou a representante da Seção de Ensino Fundamental, Médio e Especial, Sandra Tavares.