Disputa também festeja o Bicentenário da Independência do Brasil; Em 14 etapas, competidores irão percorrer 4.378km cronometrados, maior distância do planeta em especiais.
Comemorando 30 anos de disputa, o Rally dos Sertões começou neste sábado (27) com um cronograma ambicioso para 2022. Em percurso que passa pelas cinco regiões do Brasil, a prova será o maior rally do mundo em trechos cronometrados: dos 7.202km percorridos, 4.378km serão especiais, um percentual de 60,7%.
Deste sábado a 10 de setembro, serão 15 dias de rally – 14 de disputa e um de descanso –, o dobro do tradicional. A prova ainda festeja o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrados em 7 de setembro de 2022. Neste dia, os competidores estarão na 11ª etapa do cronograma, partindo de Bom Jesus (PI) rumo a Balsas (MA).
Os 308 inscritos passarão por oito estados do Brasil. Após a largada no Paraná, em Foz do Iguaçu, os competidores seguirão o trajeto por São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Maranhão, até a chegada em Salinópolis, no Pará.
A ação começa nesta sexta, com a definição da ordem de largada. Após o prólogo, os oito melhores de cada categoria – moto, UTV e carro – seguem para o Super Prime, que irá estabelecer as primeiras posições do grid. No sábado, os competidores largam e iniciam a jornada do Sertões já na primeira especial.
“Pelo fato de o rally ter 14 provas, teremos oportunidade de andar por todo trecho de estrada de terra possível no Brasil. Isso é muito especial para o competidor. Vamos começar em pistas de terra batida, passamos por estradas mais cascalhadas, entramos no Jalapão com estradas de areia. Vamos ter o piso completo”, disse Edgar Fabre, diretor técnico do Sertões, à reportagem do ge.
Nos carros, os irmãos Christian e Marcos Baumgart somam cinco conquistas e estão confirmados; Lucas Moraes, Kaíque Bentivoglio, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs também integram o grid. O pentacampeão André Azevedo vai disputar, ao lado do filho Lucas, a categoria Amigos, em que ambos podem mudar de posição.
Nos UTV, o atual bicampeão Denisio Cesarini vai em busca do terceiro título, querendo igualar Bruno Sperancini. Reinaldo Varela, patriarca da “Família da Poeira”, marca presença junto aos filhos Rodrigo e Bruno. Quem fará sua terceira participação no Sertões é Nelsinho Piquet, piloto da TMG na Stock Car e filho do tricampeão de F1 Nelson Piquet.
Nas motos, categoria pioneira no Sertões em 1993, há cinco campeões entre os inscritos: o francês Adrien Metge vai em busca do bi, mas terá a companhia de Ricardo Martins, Jean Azevedo, Tiago Fantozzi e Zé Hélio Rodrigues.
Além de oito especiais inéditas, o Rally dos Sertões 2022 terá duas etapas de maratona, em que os competidores não possuem apoio mecânico. A primeira etapa tem 666km de extensão; a segunda, 832km.
A prova vai promover quatro riquezas da geografia brasileira: as Cataratas do Iguaçu (PR), a Ilha do Bananal (TO), o deserto do Jalapão (TO) e os Cânions do Viana (PI). Assim como a largada em Foz, a chegada em Salinópolis também será inédita, mas fazendo jus à tradição do Sertões de terminar no mar – das 29 edições até aqui, apenas seis não terminaram no mar.
*informações GE