-Na ocasião, o serviço realizado em Poços em relação a saúde da mulher e da criança foi apresentado aos participantes-
Na última quinta-feira (1º), a Referência Técnica de Saúde da Mulher de Poços, Lucimara Siqueira Costa Papi representou a secretaria de Saúde na Superintendência Regional de Pouso Alegre, em uma capacitação com o tema: Sífilis adquirida, Sífilis em gestante e Sífilis congênita.
Durante a capacitação foi apresentado a trajetória e experiência em Políticas Públicas na área de saúde da mulher e da criança em Poços.
Poços sempre saiu na frente neste quesito, o primeiro protocolo municipal foi em 2005 e já está em sua 3ª revisão, abordando as áreas de pré-natal, inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), planejamento familiar e atendimento às vítimas de violência sexual. Foram elaborados protocolos com o objetivo de fortalecer e capacitar a atenção básica, padronizando a assistência e respaldando os profissionais das Unidades de Saúde.
A Referência Técnica de Saúde da Mulher de Poços, Lucimara Siqueira Costa Papi falou sobre a importância da capacitação. “Acreditamos que ao capacitarmos os profissionais de saúde da rede, a população é melhor atendida, há mais resolutividade, conseguimos promover e prevenir agravos e diminuímos os gastos desnecessários. A qualidade da assistência atinge outro nível. Observamos isto, por exemplo, na redução da mortalidade materna e infantil, de gravidez na adolescência e aumento de mulheres usuárias de DIU no município.”
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi mencionou a satisfação de ter o trabalho realizado na saúde da mulher e da criança em Poços ser reconhecido. “Foi possível ampliar esse trabalho em Poços, uma vez que conseguimos oferecer essa atenção, considerando a dimensão de toda a cidade, com os atendimentos feitos nas Estratégias de Saúde da Família e com as referências centralizadas no Centro da Saúde da Mulher e da Crainça com enfase muito grande ao aleitamento.”
Na ocasião foi abordado também a necessidade de fortalecer e dar visibilidade ao profissional de enfermagem.
Outro assunto que teve destaque durante a capacitação foi a importância de cada município elaborar seus protocolos para uma assistência qualificada, baseado na nossa vivência em Poços de Caldas.