A Represa Lindolpho Pio da Silva Dias, conhecida como represa do Cipó, importante reservatório de água para Poços de Caldas, no Sul de Minas, alcançou nesta segunda-feira, 16, 100% de sua capacidade. O fato costuma ocorrer apenas nos meses de maio e junho, permanecendo cheio nos meses de julho e agosto e iniciando o esvaziamento no restante do ano.
Devido às fortes chuvas que estão ocorrendo nos últimos 60 dias na cidade e também na região, a Represa do Cipó alcançou 100% da capacidade já na primeira quinzena de janeiro de 2023, dois anos depois de não chegar a atingir o nível máximo do reservatório por falta de chuvas.
A Prefeitura divulgou um gráfico (veja abaixo) com dados do nível do reservatório. A linha azul clara representa o nível do vertedouro, correspondente a 100% do volume do reservatório. A linha verde demonstra a evolução do reservatório no ano de 2023, estando muito próximo de 100% da capacidade.
Ao começar o ano com o reservatório em seu volume máximo, reduz a possibilidade de termos falta de água para geração de energia elétrica em 2023, além de apresentar um dos pontos mais belos da cidade.
Criada em 1999, a represa tem a finalidade de regularizar a vazão do Rio das Antas.
*Com informações da Prefeitura Municipal.