Todas as oito faixas da via estão liberadas desde as 10h50 após vistoria não encontrar danos à estrutura e guarda-corpo passar por reparo
A Ponte Rio-Niterói está com trânsito totalmente liberado. A última faixa interditada, no sentido Rio na altura do acidente com o navio São Luiz, foi reaberta por volta das 10h50. O guarda-corpo que foi danificado no acidente com o navio São Luiz foi reparado pela Ecoponte, concessionária que administra a via. A equipe técnica também concluiu a nova vistoria na parte inferior da estrutura, e não encontrou danos, o que permitiu a reabertura total da via.
A pista do sentido Niterói está com as quatro faixas liberadas desde a noite desta segunda. Já a reabertura do sentido Rio foi gradual. Primeiro foi permitido circulação em duas faixas e as outras duas ficaram fechadas até o reparo do guarda-corpo, com a liberação de mais uma por volta das 10h, e da última após 50 minutos.
A rodovia tem tempo normal de travessia nos dois sentidos. Na noite de segunda, a via expressa ficou totalmente fechada por cerca de três horas.
Na volta do feriadão, a expectativa é de que entre terça e quarta-feira cerca de 136,2 mil veículos devem passar pela ponte em direção ao Rio, e no sentido Niterói, o fluxo previsto é de 121,9 mil veículos, isto é, cerca de 250 mil no trecho, segundo a Ecoponte. A estimativa não foi atualizada depois do acidente.
Nesta manhã, a movimentação nas barcas é tranquila, bem diferente das longas filas na noite de ontem, quando o trânsito ficou totalmente interditado.
O graneleiro São Luiz estava ancorado próximo à Ponte Rio-Niterói desde 7 de abril de 2016. A embarcação tem 200 metros de extensão e 30 metros de largura. No fim da tarde desta segunda-feira, a âncora que pesa 7,5 toneladas não resistiu ao forte vento que atingiu a cidade e ele acabou sendo jogado contra a ponte. Em 2018, uma matéria do GLOBO já alertava sobre o navio e seu destino incerto.
Veja as fotos:
O navio foi levado por rebocadores para outro ponta da Baía de Guanabara.
*Informações e fotos: O Globo