O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, cidade no Sul de Minas, divulgou balanço de atendimentos no primeiro bimestre deste ano. Foram realizados 894 atendimentos em janeiro, já no mês de fevereiro o total foi de 1.151; totalizando 2.045 atendimentos no bimestre.
Os atendimentos incluem avaliação com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, técnicos em enfermagem, médico, assistente social e psicólogo. O programa também realiza procedimentos como decanulação, troca de cânula, desmame da sonda, troca de sondagens, medicações parenterais, coleta de exames, reabilitação, cuidados paliativos e capacitação para que os familiares possam cuidar do paciente acamado.
A Responsável Técnica do SAD, Alessandra Santos Souza ressalta a importância do serviço de atenção domiciliar para o sistema de saúde. “O serviço realizado pelo SAD ajuda a reduzir internações e filas dos serviços de urgência e emergência, além de vagar leitos hospitalares, já que a assistência, quando há indicação médica, passa a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento dele e da família, auxiliados pelos profissionais do SAD.”
Ao todo, 114 pacientes são assistidos pelo serviço, com média de 10 visitas realizadas ao mês para cada pessoa.
O SAD recebe encaminhamento da UPA, Hospitais e Pronto Atendimento e avalia cada caso. O SAD fornece também alguns equipamentos e medicamentos para uso em domicílio.
A equipe multidisciplinar do SAD de Poços é composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, psicóloga nutricionista, médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, além da equipe de apoio com auxiliar administrativo e motoristas, atuam na assistência dos pacientes assistidos.
Serviço:
Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3697-5378 ou na sede do serviço, no prédio da UBS Centro, Rua Pernambuco, Nº459.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.