A grande maioria dos casos no município seguem apresentando apenas sintomas leves
O Painel Covid-19 da Prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, traz 213 novos casos de contágio na cidade e 110 pessoas seguem em isolamento domiciliar e em acompanhamento.
São, ao todo, 563 óbitos registrados até o momento, 103 recuperados nos últimos dias, o que eleva para o total de 24.674 recuperados e 404.378 doses da vacina aplicadas. [Acompanhe o Painel Covid-19 pelo endereço https://pocosdecaldas.mg.gov.br/covid-19/]
Inúmeros relatos têm chegado à reportagem do Alô Poços sobre casos de afastamento de professores, merendeiras, berçaristas, entre outros profissionais, além de estudantes de unidades das redes pública e privada de ensino.
Também há relatos de que, em alguns casos, o afastamento se deu em decorrência de familiar próximo ter contraído o vírus.
A reportagem buscou melhores informações e quais ações a Secretaria Municipal de Saúde estaria adotando.
De acordo com a manifestação, é admitido um aumento de casos na cidade e ressaltado que não se trata apenas casos apenas nas escolas, mas, em toda a cidade de maneira geral, o que reforça a manutenção dos cuidados contra o contágio, como o distanciamento social, o uso de máscara tanto no transporte público como nas ruas, nas escolas, em unidades de Saúde – como clínicas, hospitais, consultórios e farmácias – uso de álcool 70%, seja em gel ou líquido, quando estiver em trânsito nas ruas da cidade, higienização das mãos e rosto com água e sabão, principalmente ao chegar da rua.
Veja, abaixo, na íntegra, a manifestação da Secretaria Municipal de Saúde:
“O aumento de casos positivos de Covid-19 não só em escolas, mas na cidade como um todo, tem sido uma realidade não exclusiva de Poços, mas também em nível nacional. Felizmente, a grande maioria dos casos do município, independente da idade, seguem apresentando apenas sintomas leves e continuam sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
A Secretaria de Saúde segue com a recomendação do uso de máscara para todas as pessoas, principalmente àquelas que apresentarem sintomas de síndromes gripais ou com teste positivo de Covid-19. Idosos; indivíduos que possuam comorbidades ou doenças imunossuprimidas e pessoas que não estejam com o esquema vacinal completo também devem se atentar à recomendação.”