Foi oficializada, no último dia 22 de setembro, a nova composição da diretoria executiva da Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, assumiu a vice-presidência de Cultura da rede.
Em reunião on-line, foi apresentada a nova diretoria, que tem a secretária do município de Santa Luzia, Joana Maria Coelho, como nova presidente, em substituição a Sérgio de Paula, então secretário municipal de São José da Lapa, que foi nomeado subsecretário de Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT/MG). “É de extrema importância que um gestor municipal assuma uma subsecretaria desta relevância. Sem dúvida, isso se deve ao trabalho de articulação em rede. Por isso, contamos com o apoio de todos os municípios mineiros para que a nossa força seja cada vez mais ampliada”, ressalta a nova presidente, Joana Maria Coelho. A nova diretoria também conta com Alex Tiso, da cidade de Três Pontas, como vice-presidente de Turismo da Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
“Assumimos recentemente a vice-presidência de Cultura da Rede de Gestores, mais uma responsabilidade que fortalece Poços de Caldas como polo regional e estadual de cultura e turismo”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. “Sem dúvida, o trabalho em rede é fundamental na consolidação e ampliação das políticas públicas para essas áreas”, completa.
A Rede
Consolidada em 2020, durante as discussões entre o poder público e a sociedade civil para minimizar os efeitos da pandemia da COVID-19, a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais formalizou sua diretoria e a escolha dos secretários em reunião realizada em 6 de abril de 2021.
A adesão à Rede de Gestores está atrelada ao desenvolvimento local sustentável e à melhoria da qualidade de vida nas cidades. Os municípios devem planejar uma atuação cultural e turística, nas mais variadas áreas, como valorização do patrimônio, gastronomia, equipamentos culturais, e em ações como mostras, festivais e festas populares, levando em conta o fortalecimento de aspectos culturais, criativos e econômicos.
A Rede é dividida em Secretarias Territoriais, cuja meta é consolidar a articulação entre os municípios. Os Secretários Territoriais devem atuar como elos com os gestores municipais, estimulando a participação nos mecanismos de fomento disponibilizados pelo estado.