Iniciativa vai injetar R$ 1 milhão no ecossistema da Cultura local
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, publicou, nesta quinta-feira (31), o resultado do Edital de Chamada Pública para Concessão de Patrocínios pela Prefeitura para atendimento da demanda da Secult. A Portaria nº 6/2022, que contém as listagens com os projetos aprovados, não aprovados e desclassificados, foi publicada na edição 930 do Diário Oficial do Município (disponível neste link https://bit.ly/3iPpsXZ).
Foram inscritos 176 projetos no Edital 2/2022. Da ordem de R$ 1 milhão, os recursos orçamentários previstos foram suficientes para a aprovação de 73 projetos que atingiram nota igual ou superior de 85 pontos. Os proponentes dos projetos aprovados estão convocados para a cerimônia de assinatura dos Termos de Cooperação, que será realizada nesta sexta-feira (1º), às 16h, no Espaço Cultural da Urca.
O Edital de Chamada Pública para Concessão de Patrocínios visa, especialmente, proporcionar a oportunidade do encontro entre o fazedor de cultura local e seu público, após dois anos de distanciamento físico e mediação via equipamentos eletrônicos. O objetivo é facilitar o acesso do público às propostas artístico-culturais aprovadas, por meio da execução de ações descentralizadas, realizadas presencialmente em todas as regiões da cidade.
“São 73 projetos nas mais variadas linguagens artísticas e temáticas, que serão desenvolvidos em todas as regiões da cidade, incluindo escolas, parques, praças, feiras livres, entre outros locais, proporcionando o encontro entre o artista poços-caldense e seu público, atuando na movimentação da cadeia produtiva da Cultura, na descentralização das ações culturais e na formação de público, conforme as diretrizes do Sistema e do Plano Municipal de Cultura”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
Avaliação
Em iniciativa inédita, os projetos foram avaliados também por pareceristas com atuação na área cultural credenciados pela Secult, a partir do Edital 1/2022. “O credenciamento de pareceristas é uma demanda recorrente do Conselho de Política Cultural. Pela primeira vez em âmbito municipal, foi possível contar com a participação de dez agentes culturais locais no processo de avaliação e seleção das propostas de patrocínio, que contou também com formulário on-line para facilitar as avaliações”, destaca a assessora de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult e coordenadora da Comissão de Seleção e Organização, Marianna Gonçalves de Carvalho.
Os pareceristas que atuaram no Edital 2/2022 foram: Brenda Bertozzi de Matos, Larissa de Freitas Marques Evangelista, Luana Cristina Ribeiro, Marilia Xavier de Lima, Mateus Brito Pereira, Paulo Cezar Belchior de Ávila, Thaís Krauss Renda, Thelma Regina de Azevedo, Valéria de Freitas e Vinicius Fernandes Betti. Cabe destacar que as propostas apresentadas no Edital de Patrocínio pelos agentes aprovados no edital para credenciamento de pareceristas foram desclassificadas. Cada parecerista declarou, ainda, não possuir vínculos de parentesco com os proponentes ou participação nas propostas avaliadas.
“Me sinto honrada e contemplada com o trabalho experimental de parecerista, no qual, com muita responsabilidade, foi feito o estudo de cada projeto recebido, seu enquadramento no edital e a real possibilidade de acontecer a ideia, cronograma, orçamento e descentralização, nesse caso. Atuação essa que também traz a valorização de meu trabalho e experiências vividas. Feliz e esperançosa em ver acontecer tantos projetos potentes a percorrer a cidade, trabalhos com importantes iniciativas e de forma excepcional a acontecer em regiões descentralizadas, transformando muitas pessoas e realidades e permitindo a vivência da arte em seus territórios. Resistiremos”, reflete a parecerista experimental credenciada pela Secult, Thaís Krauss.
Já a Comissão de Seleção e Organização do Edital Secult 2/2022 é composta por Marianna Gonçalves de Carvalho (coordenadora), Carolina Caponi, Carolina dos Santos Barbosa, Gabriela Borges Martins, Mariana Chaves de Oliveira, Raissa de Melo e Silva e Silvana Alves de Alcântara.
*informações Secom Prefeitura