O secretário Municipal de Cultura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, Gustavo Dutra, e a assessora de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Marianna Gonçalves de Carvalho, participaram do “Seminário Trilhas – Desenvolvimento, Turismo e Liderança, uai!”, realizado na cidade de Três Pontas, em parceria pela Prefeitura e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O evento tem por objetivo promover discussões, conscientizar e mobilizar acerca do desenvolvimento econômico e social da região, com ações indutoras da atividade turística em sua multidisciplinaridade, turismo rural e turismo de experiência, além de capacitações para os empreendedores do negócio do turismo em torno da temática principal do evento.
Os integrantes da equipe gestora da Secult Poços participaram do seminário na última quarta-feira (6), quando a programação abordou economia criativa e leis de fomento. Durante o período da manhã, a palestra foi com a analista do Sebrae, Nayara Morais Bernardes, com o tema “Cultura empreendedora: economia criativa”.
Já no período da tarde, a temática debatida foi “Leis de Fomento para o desenvolvimento da cadeia cultural – 1º Encontro de Gestores da Região Intermediária Sul de Minas”, com a participação do subsecretário de Estado de Cultura, Igor Arci; da superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da SECULT/MG, Janaína Amaral Pereira da Silva; de Ana Clarissa Fernandes, da empresa Municipa Gestão Cultural; de Lídia Souza, da plataforma Prosas; e do presidente da Rede Estadual de Gestores, Sérgio de Paula e Silva Júnior.
O nome “Trilhas” remete aos caminhos e rotas turísticas, além de trilhas sonaoras e musicais. “Foi uma experiência enriquecedora de troca de experiências para a região e para o fortalecimento da Rede Estadual de Gestores de Cultura”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
“A participação no seminário foi de grande relevância porque amplia o diálogo entre os municípios sul-mineiros na área da cultura, além de estar em consonância com o aperfeiçoamento constante da equipe da Secult”, pontua a assessora de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Marianna Gonçalves de Carvalho.
*informações Secom Prefeitura