No início de 2022 vândalos voltaram a depredar o local e roubar toda a fiação elétrica
A comunidade dos bairros da zona Sul de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, região que registra uma população muito superior a diversas cidades vizinhas, está reclamando do fechamento do Velório Municipal existente no Conjunto Habitacional “Pedro Afonso Junqueira” e a dificuldade em velar seus entes queridos e amigos, obrigando o deslocamento até o Velório Municipal próximo ao Cemitério da Saudade, na zona Oeste da cidade.
No ano passado o local já havia sofrido com a invasão de vândalos que, além de depredar o local, roubaram a fiação elétrica. A Prefeitura, através das secretarias municipais de Serviços Públicos (SMSP) e Obras Públicas (SMOP), fez toda a recuperação do prédio, recompôs toda a fiação, instalou grades nas janelas e devolveu o local para uso da comunidade, conforme demonstra um Ofício assinado pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) enviado à Câmara de Vereador em novembro de 2021 em resposta ao pedido de informações do vereador Lucas Arruda (REDE), salientando que nos dias 10 de setembro e 16 de outubro ocorreram velórios normalmente no local.
De acordo com os moradores, embora as famílias tenham o desejo de velar o corpo no velório do Cohab, que está fechado há bastante tempo, a Funerária Municipal informa que o local não está em condições de ser utilizado.
“Então, já passou da hora de nós, moradores da zona Sul, exigimos que esse velório receba melhorias e adequações para voltar a atender as famílias enlutadas, porque se deixarmos passar, em breve esse local estará servindo para usuários de drogas”, convoca uma moradora.
A reclamação aponta a necessidade de retorno do Velório Municipal na região a fim de facilitar para as famílias e amigos que desejam se despedir do falecido e prestar condolências aos enlutados, salientando que fazer o velório no prédio existente próximo Cemitério da Saudade impõe considerável dificuldade. “Depende de ônibus [do transporte público urbano], terá que pagar quatro passagens, sem contar que após as 19h, feriados e finais de semana não tem a linha de ônibus para o bairro São Geraldo, que é o que vai até o velório municipal, obrigando quem vai visitar o velório a descer na Av. João Pinheiro e subir até o referido velório a pé”, observa.
De acordo com informações do secretário-adjunto da SMSP de Poços de Caldas, Anderson Roberto dos Santos, divulgado em redes sociais, no início do ano passado o Velório estava fechado e foram realizadas obras de manutenção para voltar a atender a região e até o final do ano o espaço vinha sendo utilizado normalmente, contudo, no início deste ano, no dia 19 de janeiro, vândalos voltaram a invadir o local e, novamente, promoveram depredação. As grades das janelas foram arrancadas, quebraram uma urna que estava guardada no local e, outra vez, roubaram toda a fiação elétrica.
Ainda no áudio, o adjunto revela que vereadores já cobraram uma posição da Secretaria e foram informados sobre a situação, inclusive com o envio de fotos e que a SMOP já está providenciando toda a estrutura necessária para devolver o local à comunidade.