O deputado esteve na Ucrânia para, supostamente, auxiliar na fabricação de Coquetéis Molotov usados pela resistência civil
Do portal Metrópoles –
O áudio do deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como “Mamãe Falei”, pode gerar consequências além da repercussão negativa entre a sociedade. O senador Humberto Costa (PT-PE) protocolou, neste sábado (5/3), um requerimento de convocação para o parlamentar por parte do Senado Federal. O chamamento se daria “para prestar esclarecimentos (…) acerca das falas misóginas, machistas e sexistas” divulgadas.
A autenticidade da fala foi confirmada pelo próprio parlamentar. Arthur esteve na Ucrânia para, supostamente, auxiliar na fabricação de Coquetéis Molotov usados pela resistência civil ucraniana contra as tropas russas, que mantêm uma invasão militar do país há 11 dias. Depois da repercussão dos áudios, o deputado declinou da pré-candidatura ao governo de São Paulo.
No material obtido pela coluna, é possível ouvir o deputado se referindo às mulheres ucranianas refugiadas como alvos “fáceis” para uma conquista sexual. “Elas olham [para o deputado]. E vou te dizer: elas são fáceis porque são pobres. Minha carta do Instagram, com número de inscritos, funciona demais. É inacreditável a facilidade”, disse num dos trechos da conversa.
Em outro ponto do arquivo, Arthur comenta das pretensões de voltar ao país europeu “assim que essa guerra acabar”. O deputado estadual pelo Podemos também classificou as ucranianas como “gold diggers”, expressão em inglês usada pejorativamente para taxar determinadas mulheres como “oportunistas” ou “interesseiras”.
“Deseja manchetes na imprensa”
O requerimento assinado por Costa considera considera as falas de Arthur como uma marca “da incompreensão de um grupo político brasileiro que não tem dimensão do que é o sofrimento humano”. O documento propõe, ainda, ser “inadmissível que um representante do povo agrida vítimas de guerra de forma tão brutal”, e insiste não ser possível “permitir que as ações covardes (…) sejam compreendidas como uma agressão do próprio Brasil”.
A reportagem procurou a assessoria do deputado Arthur do Val. Em comunicado, a equipe questionou a legitimidade do Senado para requisitar informações de uma viagem à Ucrânia.
“O petista [senador Humberto Costa] deixa claro que deseja somente manchetes na imprensa e peças de propaganda em cima de uma polêmica de um adversário político”, pontuou o texto. Ainda houve questionamentos sobre o que foi feito por Costa “quando Lula chamou mulheres de ‘grelo duro’”.