Na tarde de hoje, 07, por volta de 12:51, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento a uma senhora que teria passado mal na metade da Trilha do Cristo, em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais.
Duas viaturas deslocaram rapidamente até a Fonte dos Amores, início da trilha. Os bombeiros militares realizaram a equipagem com alguns materiais que poderiam ser necessários para o resgate e salvamento da vítima como cordas, maca para resgate, oxigênio portátil e desfribilador externo automático.
Após alguns minutos, os bombeiros militares encontraram a vítima que já estava sendo amparada por algumas pessoas que passavam pela trilha. A vítima, uma senhora de 55 anos, estava consciente e orientada, queixando de falta de ar e tontura.
Pela posição da vítima, a melhor estratégia a ser realizada foi a descida da vítima. Durante todo o trajeto, foi ofertado oxigênio à vítima e todo o seu trajeto foi apoiado pelos bombeiros.
Após chegada à viatura, a vítima foi conduzida estável à UPA, onde recebeu o devido atendimento médico.
A Trilha do Cristo possui um percurso de 908 metros, com ganho de elevação de 308 metros. Por ser um percurso acessível, o local recebe muitas pessoas que, ainda que despreparadas, tentam realizar todo o percurso.
O Corpo de Bombeiros orienta à população a não realizar a trilha sem condições físicas e de saúde para tal. Utilize roupas leves, mantenha a hidratação e nunca realize a atividade sem alimentação prévia.
*CBMG