Em menos de uma semana, dois temporais inundam a capital de Portugal, que ficou irreconhecível. Uma pessoa morreu e autoridades pedem que população fique em casa
Pela segunda vez em menos de uma semana, uma tempestade deixou as ruas de Lisboa irreconhecíveis e levou o caos à capital de Portugal, causando diversos prejuízos aos empresários, muitos deles brasileiros.
A primeira enxurrada aconteceu na madrugada da última quinta-feira e causou ao menos uma morte. A Defesa Civil foi muito criticada por não ter enviado mensagens de alerta para os telefones da população, mesmo com a cidade sob aviso vermelho.
Ao chegar na A Coxinharia, seu restaurante na região de Alcântara, o empresário brasileiro Glauco Junqueira ficou surpreso ao encontrar uma enchente dentro do local. Além de água suja, o acúmulo do prejuízo foi enorme.
— É um prejuízo na casa dos € 20 mil (R$ 111 mil): vitrines quente e fria, mercadorias do estoque, lucros do dia, máquina de cerveja… é muito desgastante tudo isso — disse Junqueira ao Portugal Giro.
Junqueira havia feito a limpeza e reaberto a loja, mas foi obrigado a fechar hoje devido ao novo temporal: “Novamente, devido às fortes chuvas que atingiram Lisboa na última noite, infelizmente nossa A Coxinharia sofreu uma vez mais com as inundações”, publicou numa rede social.
Outros brasileiros também tiveram prejuízo em diversos pontos da cidade e em municípios nos arredores da área metropolitana da capital.
Na madrugada de hoje, uma nova tempestade atingiu Lisboa, que ainda se recuperava da enchente. As autoridades informaram que, neste momento, não há vítimas e recomendaram que as pessoas fiquem em casa.
*Com informações: O Globo