O Encontro de Folia de Reis, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, no Sul de Minas, reuniu, na tarde de sábado, 07, na Igreja Matriz, no Centro da cidade, representantes de sete grupos do município.
Turistas e moradores atraídos, seja pela fé ou pela manifestação cultural, prestigiaram o evento. Também participaram o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), o secretário de Cultura, Gustavo Dutra, a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, e secretária de Educação, Maria Helena Braga.
Bastiões, mestres e músicos, num cortejo em homenagem ao Menino Jesus, entraram pela igreja, alegrando e saudando o nascimento de Cristo. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus.
Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém. O mestre, contramestre e quinta voz deram o tom na música marcada pelo canto prolongado ao final de cada estrofe.
A bandeira vai à frente, saudando e sendo saudada pelos presentes. Os fiéis acreditam que ela é abençoada e protege das más influências. Autoridades e populares beijaram as bandeiras, em sinal de respeito e fé.
O Encontro de Folia de Reis aconteceu das 13h às 18h e contou com a participação das companhias: Cia. de Reis Córrego D’Antas, Bons Caminhos, Benedito Luiz da Costa (Sr. Ditinho), Três Reis Santos, Sr. José Vitor, Brasil Esperança (Sr. Amadeu) e Pedro Gomes.
Segundo o secretário de Cultura, Gustavo Dutra, o evento foi muito importante, pois resgata nossas tradições e origens culturais, valorizando o patrimônio imaterial do município.
*com informações da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.