Um mineiro que passava o início do feriado prolongado em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, foi detido na tarde de ontem (14) suspeito de injúria racial contra uma menina de 10 anos, na Praia do Forte. Segundo a Polícia Civil, a menina fazia um ensaio cujo tema era o filme “A Pequena Sereia”, da Disney, quando foi atacada pelo homem. As informações são do g1.
“Nunca vi sereia preta, olha lá a sereia preta”, teria dito o turista. Ao ouvir a ofensa, a família da criança procurou a Guarda Municipal da cidade, que conduziu o homem à delegacia. Ele foi ouvido e liberado após pagar R$ 2 mil de fiança.
Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio repudiou o episódio e afirmou trabalhar, diariamente, “na implementação de políticas públicas de inclusão”. “Cabo Frio está de braços abertos aos turistas e visitantes, buscando receber a todos da melhor maneira possível. Contudo, atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória não são bem vindas”, diz um trecho.
Ainda segundo a administração municipal, “a Coordenadoria Geral de Promoção da Igualdade Racial já está ciente do caso e na segunda-feira (18), tomará as medidas cabíveis em defesa da vítima”.
Existe sereia negra, sim!
Em 2019, os estúdios Disney surpreenderam o cenário hollywoodiano ao anunciar que a jovem atriz e cantora Halle Bailey, de 22 anos, fará o papel de Ariel na versão live-action do desenho da Disney, A pequena sereia. A produção chega aos cinemas no dia 26 de maio de 2023.
Contrariando a trajetória centenária da Disney de retratar princesas e mocinhas de pele branca em clássicos de desenhos animados, a escolha da jovem negra surpreendeu o público. Para alguns, positivamente, já que ter uma menina negra no papel principal é uma representatividade e tanto.
Nota da Prefeitura de Cabo Frio na íntegra
A Prefeitura de Cabo Frio repudia qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional. Por acreditar que o município é um lugar de todos e para todos, a gestão municipal trabalha, diariamente, na implementação de políticas públicas de inclusão.
Na quinta-feira (14), um turista foi detido pela Guarda Civil Municipal, após crime racial, contra uma criança de 10 anos de idade. Ele foi conduzido para a delegacia, onde a ocorrência foi registrada, sendo liberado sob fiança.
A Prefeitura reforça que os agentes da Guarda Municipal agiram em conformidade com a Lei e com a ideologia do município. A Coordenadoria Geral de Promoção da Igualdade Racial já está ciente do caso e na segunda-feira (18), tomará as medidas cabíveis em defesa da vítima.
A Prefeitura destaca por fim, que Cabo Frio está de braços abertos aos turistas e visitantes, buscando receber a todos da melhor maneira possível. Contudo, atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória não são bem vindas e devem ser punidas dentro da lei.
*Fonte: BHAZ