Começou nesta semana a última fase da Pesquisa nacional de Saúde Bucal – SB Brasil, que vai analisar as condições de saúde bucal da população brasileira.
A pesquisa vai analisar o perfil epidemiológico de saúde bucal no país e auxiliar o planejamento e a programação em saúde bucal em todo território nacional.
A iniciativa contribui para o avanço de estratégias de avaliação e planejamento dos serviços e fortalece o componente de vigilância à saúde, como preconiza a Política nacional de Saúde Bucal.
Neste ano, as faixas etárias para o estudo são: crianças de 05 anos, crianças de 12 anos, adolescentes de 15 e 19 anos, adultos entre 35 e 44 anos e idosos entre 65 e 74 anos.
É a primeira vez que Poços está participando da pesquisa. A secretaria solicita que as pessoas selecionadas para a pesquisa contribuam com os dados para que possam ser levantada todas as informações possíveis.
A examinadora, Ana Paula Couto e a Anotadora, Érika de Cássia Bastos estão realizando o levantamento com as pessoas selecionadas e estão identificadas com crachá.
A estimativa é de que mais de 50 mil brasileiros sejam analisados.
*Informações: Prefeitura de Poços de Caldas