Ex-Presidente foi internado na tarde desta segunda-feira (09) com fortes dores abdominais
O ex-presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro foi internado na tarde desta segunda-feira, 09, no AdventHealth Celebration, um hospital com 220 leitos nas imediações de Orlando, na Flórida. Ele alega estar com fortes dores abdominais.
Desde a cirurgia a que foi submetido depois da facada de 2018, Bolsonaro já foi hospitalizado algumas vezes por causa de dores abdominais. A mais recente ocorreu em novembro, quando deu entrada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.
Em janeiro e em março do ano passado, o ex-presidente também foi acometido do mesmo problema.
Ataques
Na noite de ontem, 08, Bolsonaro se manifestou no Twitter sobre as manifestações que culminaram na depredação das sede dos Três Poderes, em Brasília.
“Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”, disse Bolsonaro.
O ex-presidente também diz que durante seu mandato agiu seguindo a Constituição e repudiou “as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”.
Diplomacia
Segundo canais de notícias norte-americanos, parlamentares se posicionaram contra a presença de Bolsonaro na Flórida. O ex-presidente viajou para o Estado norte-americano dois dias antes de seu mandato terminar em 1º de janeiro. O presidente Joe Biden agora enfrenta uma pressão crescente para remover Bolsonaro de seu autoexílio nos arredores de Orlando. Embora tenha entrado legalmente nos Estados Unidos, seu visto consular pode ser cassado após o fim de seu mandato. Especialistas em direito internacional avaliam que a situação é possível, principalmente se algum mandado de prisão for expedido no Brasil e o pedido de extradição seja apresentado ás autoridades norte-americanas.
*Com informações do Jornal O Globo, Portal UOL e jornal The New York Times.