Durante o mês de setembro, ações de prevenção ao suicídio e discussões sobre o adoecimento psíquico foram reforçadas pelas Unidade de Saúde, em alusão a Campanha Setembro Amarelo.
Ao longo do mês, diversas Unidades Básicas de Saúde promoveram diversas rodas de conversa, afixaram cartazes informativos nos locais e realizaram discussões nos grupos de convivência com a temática.
A equipe da UBS Centro realizou discussão com o grupo de convivência dos pacientes da psicologia, enquanto eram desenvolvidas atividades com artesanato, o assunto sobre saúde mental foi abordado.
A Enfermeira da UBS Centro, Rosiane Maria de Carvalho destacou a necessidade de se abordar o assunto. “É importante falar sobre a prevenção do suicídio, como forma de diminuir o estigma que existe com relação ao sofrimento mental, dar a oportunidade de expressar sentimentos e dar atenção e cuidado ao paciente, além de divulgar informações sobre a temática.”
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA também realizou uma ação com os servidores abordando assuntos com intuito de promover a conscientização quanto a prevenção do suicídio, abordando fatos reais, quebrando tabus e mitos.
A Coordenadora de enfermagem, Vanessa Marcon da Silva falou sobre a ação na unidade. “É sempre importante falar sobre o setembro amarelo, conversar com as pessoas trazer relatos, trocar experiências, quebrar tabus e conscientizar a todos sobre a importância da prevenção do suicídio. A comunicação e o entendimento são aliados importantíssimo para que possamos ajudar a quem precisa.”
Todos devem atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Rede de Atenção Psicossocial em Poços
Os equipamentos de Saúde Mental são um dos instrumentos para esse cuidado e fortalecimento, mas, é preciso refletir que outros fatores infelizmente favorecem o suicídio, são situações que estão presentes nas outras áreas no cotidiano das pessoas como processos de inclusão no mercado de trabalho, violências, falta de oportunidades, acúmulo de experiências negativas em relação ao desenvolvimento pessoal e humano.
Poços de Caldas possui uma Rede de Atenção Psicossocial multidisciplinar completa e eficiente, composta por: CAPS AD, CAPS i – Despertar, CAPS II – Girassol, Leitos de retaguarda em Hospital Geral Hospital Santa Lúcia, Consultório na Rua, rede de emergência (UPA/SAMU/HMM), 36 Estratégia de Saúde da Família e 2 Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Acolhimento AD infanto-juvenil. Uma rede integrada e espacializada; voltada ao acolhimento e tratamento do sofrimento psíquico.