O Teatro Benigno Gaiga recebe, no dia 23 de dezembro às 20h, o show “Diálogos Literomusicais – Entre Palavras e Canções”, projeto de Incentivo à Cultura da cantora Jesuane Salvador, que tem como incentivador cultural o Thermas Hotel Walter Word. O repertório evidencia a poeticidade de grandes obras, com entrada gratuita, mediante apresentação do comprovante de vacina da Covid-19.
Com arranjos do violonista e pianista Luciano Salles, o repertório homenageia obras do cancioneiro brasileiro que se tornaram referência no mundo. Jesuane é acompanhada por um quarteto formado por piano, contrabaixo acústico, violino e bateria. Assim, vozes de grandes mulheres nas artes, como Maysa, Leny Andrade, Rosa Passos, Gal Costa, Elis Regina, Nara Leão, Claudette Soares, Maria Creuza, entre outras, são evidenciadas.
Na poeticidade contida nas canções, o show traz também recortes do trabalho feminino na literatura, em diálogos literomusicais. O projeto integrou, no último dia 12, a programação da Incrível Máquina do Livro, com apoio do Festival Literário Internacional – Flipoços e realiza, no dia 27, às 16h, através da Mak Rádio e das principais plataformas, um bate-papo com a escritora radicada em Portugal, Beatriz Aquino, e a cantora e compositora premiada, Márcia Tauil.
Buscando a união entre diferentes manifestações artísticas, a noite também homenageia o cinema. Assim, também com realização através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio cultural Rede Inn, logo após o show de Jesuane, acontece a exibição do filme Lavanda, uma produção Alterea Filmes e do documentário “A semente: Fertilização de idéias em Lavanda (Economia Criativa).
Jesuane Salvador
Com atuação em plurais campos da produção artística, Jesuane Salvador é cantora e jornalista mineira, com trabalhos também nas esferas do teatro e fotografia, pelas quais obteve reconhecimento de entidades como o Itaú Cultural, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Museu Afro Brasil, além de curadorias para o cinema, com trabalhos destacados pela TV Cultura e Miração Filmes. Dividiu palco com nomes como o de Guinga, Vânia Bastos, Ivan Vilela, Luís Fernando Veríssimo e assina parcerias em composições com grandes músicos, como Roberto Menescal.
Coordenadora do curso de pós-graduação em Canto Popular Facec/Alpha, Jesuane tem como tema de pesquisas de seu Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp) a afirmação do sujeito feminino na música popular brasileira, mais especificamente, em Elza Soares, investigando o canto como ferramenta de reverberação de discursos sociais.
Pela SP-Escola de Teatro cursou Performance do Cantor no Palco e Dramaturgia Contemporânea, além de ter participado de cursos e masterclass voltados ao teatro e ao canto com grandes nomes da música, como Luciana Souza, Jane Duboc, Fernanda Porto, entre outros. Mas é da formação autodidata, das vivências artísticas, da fé e da contemplação da beleza pulsante da vida que vem sua maior inspiração e fonte de aprendizado.
Filha de músicos e neta de artistas do povo, Jesuane trabalha um íntimo diálogo entre a busca por técnica e a força interpretativa que se pauta no vivencial e, por este cuidado, tem sido reconhecida por público e imprensa.
Ainda menina, seu gosto por nomes como o de Edith Piaf, Ella Fitzgerald, Nina Simone e grandes cantoras brasileiras desenvolveram sua voz ao trânsito entre a delicadeza e a força interpretativa, sendo esta versatilidade a característica que mais chama a atenção em sua interpretação. A artista atua frente a formações jazzísticas, orquestrais, de câmara e duetos.
*Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas