Pedidos de cartão do passe-livre feito entre 20 de maio e 09 de junho foram avaliados no último dia 10
Na semana passada, a reportagem do Alô Poços recebeu diversas reclamações quanto a demora na renovação do cartão que garante passe-livre no transporte coletivo urbano de passageiro em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, serviço que passou a ser prestado pela Auto Omnbus Floramar no dia 13 de maio deste ano.
Conforme as reclamações, a renovação é feita pela Secretaria Municipal de Promoção Social via CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e estaria demorando mais de 30 dias.
Com salário baixo ou, até mesmo, sem salário fixo, aliado ao preço alto da tarifa (passagem do ônibus R$5,50), muitos têm se deslocado a pé de bairros distantes do Centro da cidade e vice-versa.
A reportagem do Alô Poços buscou informações junto ao secretário Municipal de Promoção Social, Carlo Eduardo Almeida, que gentilmente no explicou o que está acontecendo.
“Todos que fizeram a solicitação até o dia 19 de maio, no dia 20 de maio houve avaliação conjunta, porque não é avaliação apenas da Promoção Social, é uma avaliação conjunta com a Secretaria [Municipal] de Saúde, com o médico que tem a competência para avaliar a situação. Então, todos aqueles que fizeram a solicitação até o dia 19 de maio, foram avaliados no dia 20, as carteirinhas já foram confeccionadas e já está tudo ok”, ressaltou.
De acordo com o secretário, essa avaliação conjunta é realizada uma vez por mês e a mais recente ocorreu no último dia 10. “Por ventura, aqueles que fizeram a solicitação do dia 20 de maio ao dia 09 de junho em um dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a avaliação ocorreu no dia 10 de junho”, salientou.
Almeida observa, entretanto, que há lapso de tempo necessário entre a solicitação do cartão do passe-livre ou sua renovação, a avaliação, a confecção do cartão e o envio para as unidades do CRAS para entrega. “É óbvio que, entre o tempo que a pessoa faz a solicitação, a avaliação conjunta que é feita pela Promoção Social e a Saúde em um único dia, ou seja, os responsáveis de cada secretaria ajustam um dia e avaliam todos os pedidos naquele dia, assim que aprovado, é feito o lançamento no sistema para a confecção dessas carteirinhas e plastificação”, assegura.
O secretário afirmou, ainda, que, pessoalmente, ele averiguou e os cartões do passe-livre das pessoas avaliadas no último dia 10 foram confeccionadas na semana passada, no dia 14. “Pessoalmente, eu vi um estagiário nosso fazendo a impressão, colando a foto, batendo o nosso carimbo, da forma que tem que ser e vão ser plastificadas entre hoje e amanhã [dias 14, quando falamos com o secretário, e 15] e já serão enviados aos CRAS. Devido ao feriado [Corpus Christi, quinta-feira (16)] e o ponto facultativo [na sexta-feira (17)] vai para os CRAS na segunda-feira (20). No período da tarde já estará disponível para ser retirado, mas, no mais tardar, na terça-feira, todas as pessoas aprovadas já estarão com sua carteirinha”, finalizou.