Baixe seu livro ao final da reportagem
Quer uma boa leitura, mas não sabe onde encontrar.
A reportagem do Alô Poços te ajuda e sugere um livro para você fazer o download gratuito e ler quando tiver tempo, estiver se deslocando de casa para seu compromisso e vice-versa.
Nossa primeira sugestão é “A Felicidade Mora na Gratidão”.
Em seu prologo a autora descreve:
Quantos dias da sua vida você foi capaz de sobreviver ao invés de viver? Você sabe dizer? Ou você tem estado tão sobrecarregado em sua rotina diária que pensar sobre a vida parece uma brincadeira de criança? Em qualquer uma das opções, eu tenho uma única certeza: pode melhorar!
Pode ficar tranquilo, não vou te encher de teorias intangíveis e inalcançáveis com esse pequeno livro. Quero apenas ter a oportunidade de lhe mostrar que, em várias situações [e você verá muitas aqui], podemos ver a vida por outro ângulo.
O que é gratidão para você? Vou te dar alguns minutos para pensar. Enquanto isso, vou lhe dar algumas dicas para facilitar. A palavra gratidão vem do latim, “gratia”, que significa literalmente graça, algo agradável. Normalmente, significa reconhecimento por tudo que se recebe ou quando se é reconhecido. Mas o que mais me chama a atenção é o fato da gratidão ser uma emoção. Envolve sentimento, portanto, não há obrigações. Ele só acontece.
Algumas pesquisas apontam que os sentimentos de gratidão são extremamente benéficos ao bem-estar emocional subjetivo, considerando que com as pessoas que são gratas em geral, os acontecimentos da vida têm influência muito pequena frente a gratidão experimentada. Ou seja, tudo que é negativo ao redor fica bem menor do que para pessoas que não exercitam a gratidão.
Pensou? O que é gratidão para você? Para mim, ser grato é ser capaz de enxergar o belo em meio ao caos, de experimentar a paz provocada pela valorização dos detalhes, é amar a sensação de felicidade proporcionada pelo simples. Apesar de ser um sentimento, a gratidão não é um hábito para muitos. Todos temos motivos para sofrer, mas também temos motivos para exercer a gratidão. É um exercício constante, diário, ou pelo menos deveria ser. Afinal, todo mundo quer ser feliz, não é mesmo? Ninguém veio ao mundo só para sofrer ou sentir dor. Apesar da certeza de nossa finitude, nossa vida não precisa ser repleta ou superlotada de tristezas. A escolha é nossa. Podemos escolher a felicidade, e encontrá-la não é impossível. Te desafio a encontrar em alguma dessas páginas seu motivo para ser grato. Seja pelo outro, seja pela dor ou por você mesmo. Você é capaz. Vou te ensinar aqui, com esse livro, um pequeno atalho para a felicidade. Eu descobri, mudou minha vida e não posso deixar de te contar.
“O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão”, John Miller.