Em vídeo, vereador Diney Lenon (PT) denuncia descarte de material hospitalar lacrado em lixo comum
Durante visita realizada na tarde desta quinta-feira, 12, na Policlínica Central de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, para acompanhar o atendimento à população, em especial na Farmácia Central, o vereador Diney Lenon (PT) se deparou com uma senhora que trabalha com o recolhimento de material reciclável pegando alguns produtos que se encontravam no lixo que fica ao lado da unidade.
Para surpresa do vereador, em meio aos recicláveis, a catadora estava com materiais hospitalares que foram descartados ainda lacrados. De acordo com ele, tratava-se de, dentre outros, materiais para colostomia, de alto custo, muito provavelmente importados, e descartados, mesmo que ainda sem utilização, em lixo comum.
O vereador utilizou as redes sociais para, através de um vídeo, denunciar o que está sendo tratado como um grande descaso da Administração Municipal, destacando que o vereador observa que, certamente, o descarte do produto lacrado se deu em função da data de validade vencida. “A pergunta é: Porque deixou vencer se a Prefeitura compra esse material?”.
As imagens mostram que não foi pouca coisa descartada na Policlínica de Poços de Caldas.
Diney Lenon enfatiza a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que começa a trabalhar na próxima semana com a missão de apurar denúncias em relação a contratos firmados pelo Município, através da Secretaria Municipal de Saúde, com empresas de serviços médicos; a realização de consultas e procedimentos médicos em volume e carga horária superior às 24 horas diárias; o pagamento de horas-extras a médicos e servidores públicos na área da Saúde; a ocupação de cargos, empregos e funções públicas por pessoas com cargos, empregos, funções ou outras condições pessoais incompatíveis com o serviço público; ocupantes de cargo, emprego ou função públicas que desempenham atividades profissionais paralelas, incompatíveis com a carga horária do cargo, emprego ou função pública para o qual foram designados e o emprego de verbas da COVID-19 em áreas, setores ou destinos diversos de sua aplicação obrigatória por força de lei.
Resposta
A reportagem do Alô Poços entrou em contato com a Administração Municipal e a informação obtida é de que “todo o fato será apurado pela Secretaria de Saúde”
Vídeo
Entenda melhor a denúncia assistindo ao vídeo do vereador Diney Lenon (PT):