A manhã deste sábado, 19, veio com uma notícia muito triste para a família, para a área da psicanálise e para Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. Vítima de infarto fulminante levou a óbito Celso Fernandes Patelli, 34 anos, psicólogo, professor universitário, político e vice-presidente da Executiva Municipal do PDT.
Ele era filho do ex-magistrado Afonso Celso Patelli e Silvia. Ele deixa a esposa grávida de cinco meses.
Celso estava jogando “beach tênis” quando passou mal. Amigos que estavam próximos tentaram ajudar e a socorrer, mas não houve tempo para nada. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado.
O vice-presidente do PDT também era mestre pela PUC Minas, atuou na área de Psicologia Social, como psicólogo da Secretaria Municipal de Promoção Social, bem como foi psicólogo e coordenador de CRAS e no Centro POP, em atendimento à população em situação de rua.
Celso Patelli também atuou como professor no curso de Psicologia e Direito da Faculdade Pitágoras e foi conselheiro do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente
O velório está previsto para ter início às 18h no Velório Municipal próximo ao Cemitério da Saudade. O corpo de Celso Patelli será sepultado amanhã, 20, ainda sem definição do horário.
Nas redes sociais, muitas manifestações de pesar e solidariedade à família.
“O Solidariedade Poços de Caldas lamenta profundamente o falecimento precoce do psicólogo, professor universitário e vice-presidente do PDT, Celso Patelli.
Celso foi um defensor da garantia de direitos de diversos públicos da comunidade de Poços de Caldas, um jovem a frente do seu tempo, de olhar diferenciado e humano sobre o outro.
Uma perda irreparável para o Município de Poços de Caldas, tal como foi seu pai, o também saudoso Dr. Afonso Celso Patelli.
Aos familiares, amigos, alunos e ao Diretório Municipal do PDT nossos mais sinceros sentimentos.”, pontuou a Executiva local do Solidarieade.
“Da minha dor, muita! Muito mais do meu agradecimento pelo tempo que estivemos juntos. Celso Fernandes Patelli foi meu aluno, meu amigo, meu esteio e meu parceiro em inúmeros projetos, trocas e ideias. Celso me deu os melhores livros, sempre me entendeu. Obrigada, obrigada. — sentindo-se triste”, se manifestou Roberta Ecleide.
“Fica registrada nossa homenagem ao parceiro que se foi, Celso Fernandes Patelli. O Nepe se fez com ele, continua conosco. Estamos aqui. Seu legado continua. Nosso agradecimento. Sempre.” – Equipe do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) Lugar de Psicanálise
continua depois da foto
Estou sem palavras, e com uma dor imensa no coração, não consigo acreditar até agora nesta notícia. Neste dia triste a Psicologia perdeu, Poços de Caldas perdeu, nós perdemos, e perdemos muito, perdemos um profissional incrível, e um ser humano inigualável, com uma humildade e um olhar de empatia pelo próximo que nunca vi. Celso Patelli foi meu professor na faculdade e meu orientador de estágio, aprendi muito com ele, principalmente quando o assunto era sobre o social. Ele partiu hoje, deixando os nossos corações despedaçados, pois era querido por todos, mas deixou aqui um legado que levaremos para a vida. Minhas condolências à todos da família, ao Nepe Lugar de Psicanálise, amigos e alunos que hoje sentem a dor da despedida”, lamentou Marylin Caponi.
“Hoje é um dia muito triste!
Só consigo me lembrar daquela frase do Mario Sérgio Cortella: ‘No dia que eu me for, e eu me vou, quero fazer falta. Fazer falta não significa ser famoso, significa ser importante. Há uma diferença entre ser famoso e importante. Muita gente não é famosa e é absolutamente importante.’ E o Celso Patelli com certeza era essa pessoa, e fará muita falta!!!
Posso dizer que metade da profissional que sou, aprendi com ele! Meu supervisor, pessoa que me inspirava. Que Deus te dê um bom lugar!!!”, lembrou a ex-aluna Nilmara Caroline.
Celso Patelli também estava muito feliz com a recente ativação do Centro de Referência para o atendimento e cuidados às pessoas trans, tanto que, no final do mês passado ele chegou a postar em uma rede social:
“Pessoal, a notícia é muito boa!
No mês da visibilidade trans inauguramos em Poços de Caldas o nosso Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos. Os tempos são difíceis e as vitórias precisam ser comemoradas.
Tem muita gente boa envolvida nesse projeto que já nasceu potente. Logo logo eu vou postando aqui as atividades e como podemos somar esforços! No mais, vamos espalhar boas notícias!
Um novo tempo há de vencer!
#translivesmatter #vivaosus”, comemorava.