Nenhum banco ou instituição financeira liga para solicitar senhas e nem manda funcionário retirar cartão na residência do cliente
Bancos e instituições financeiras têm recebido inúmeras reclamações de clientes sobre saques indevidos em suas contas e, ao investigar as circunstâncias em que os saques aconteceram, constatou-se se tratar do que vem sendo chamado de “golpe do cartão”.
O alerta chegou à reportagem através do banco Itaú, todavia, clientes de diversos outros bancos ou instituições financeiras também têm sido vítimas.
No comunicado, o banco Itaú questiona: “Olá! Ligaram pra você se passando por um funcionário do banco ou da nossa Central de Atendimento e informaram que o seu cartão foi clonado ou utilizado por terceiros?”.
Com isso, alerta: “Cuidado. Pode ser golpe”.
O banco reforça que nenhum funcionário dos bancos liga para a casa do cliente solicitando que informe ou digite a senha, assim como, não manda ninguém ir buscar o cartão na residência do cliente.
Por outro lado, também são disponibilizados canais para que o cliente, caso tenha sido vítima do golpe ou suspeita de um, para que avise a instituição imediatamente.
Os números são:
4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 970 4828 (demais localidades)
Afim de oferecer maior segurança, o Itaú disponibilizou um pequeno vídeo orientando os clientes de todos os bancos e instituições financeiras para que não caiam neste tipo de golpe.
Assista ao vídeo abaixo e se proteja contra os golpistas:
Para saber mais sobre esse e outros tipos de golpes, há dicas importantes através do endereço https://www.itau.com.br/seguranca