Moradores de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, foram surpreendidos na tarde desta segunda-feira (3) por uma estrada completamente branca. Trata-se de uma chuva de granizo acompanhada de neblina que atingiu a região.
Segundo a concessionária responsável pela via, o fluxo no local segue lento. Um homem que dirigia pelo km 800 da BR-381 mostrou em vídeo as consequências do fenômeno para motoristas que transitam pelo local (assista abaixo).
Chance de granizo em outras regiões mineiras
Ao BHAZ, o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Claudemir de Azevedo explica que o fenômeno é relativamente comum na primavera. Dessa forma, por conta do calor e da alta umidade, o ar fica mais instável e a formação de granizo se torna propícia.
“O granizo ocorre em nuvens características de tempestade, as cumulonimbus. Elas têm um grande desenvolvimento vertical, então atingem áreas mais frias da atmosfera. Dentro dessa nuvem, a gota d’água passa por camadas muito frias, abaixo de 0 ºC, e então congela”, diz o especialista.
A previsão é de chuva forte até amanhã na região Sul do estado, no Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Central. Não é possível afirmar por ora, mas há chances de chova granizo até mesmo aqui, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Por volta das 16h desta segunda, o fluxo seguia lento no sentido Guarulhos e BH. Assim, a orientação para os motoristas é dirigir com cuidado redobrado.