Temporal atingiu cidade na região Serrana do Rio. Autoridades confirmam 58 mortos, moradores dizem que são 95. Pessoas retiradas com vida dos escombros foram socorridas a hospitais da região.
Fortes temporais, seguidos de deslizamentos de terras, provocaram grande tragédia na tarde/noite de ontem, 15, em Petrópolis, município da região Serrana do Rio de Janeiro. Em seis horas choveu o que era esperado para o mês de fevereiro todo. Autoridades confirmam que até o momento são 58 mortos. Ainda não se tem informações sobre quantos estão desaparecidos. Muitas casas foram arrastadas ou soterradas pela grande quantidade de terra que deslizou pela encostas da cidade. Parte de uma escola desabou e estudantes que tiveram contato com a água foram levados diretamente para atendimento médico. Ônibus lotados de passageiros foram arrastados para dentro de um ribeirão como se fossem de papel. Nem todos os passageiros foram socorridos a tempo.
Foi decretado Estado de Urgência e de Calamidade Pública para o município e, além da grande destruição, o número de mortos sobe a cada momento.
Em cerca de seis horas choveu o que era esperado para praticamente o mês de fevereiro todo. A média de chuvas para o mês na região de Petrópolis é de 328,2mm. Somente ontem, 15, o índice pluviométrico registrou o total de 260mm.
Até a manhã desta quarta-feira, 16, já eram contabilizadas 207 ocorrências, das quais 171 foram por deslizamento. Estima-se que ao menos 80 casas foram destruídas ou afetadas no Morro da Oficina, no Alto da Serra. Em outras regiões como 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Washington Luiz e Coronel Veiga também há registros de desabrigados. Escolas estão sendo transformadas em centros de acolhimento para receber as famílias desalojadas. As aulas da rede pública municipal estão suspensas.
Também prosseguem os trabalhos de atendimento nas regiões mais afetadas, como no Morro da Oficina, no Alto da Serra. Ao longo da madrugada, os agentes da Defesa Civil atuaram em ocorrências e realizaram rondas pela cidade. Vários pontos do Centro estão com vias obstruídas. A orientação é que a população evite deslocamento pela cidade, tendo em vista as dificuldades de transporte e locomoção.
Destruição e desespero: imagens mostram tragédia em Petrópolis. Assista aos vídeos abaixo.