Em desfiles fora de época, escolas campeãs tiveram como enredo homenagem a Exu e a valorização da água para a natureza e rituais religiosos
Por conta da Covid-19, os sambódromos da Sapucaí e Anhembi ficaram dois anos sem receber os tradicionais e festivos desfiles de carnaval. Com data alterada para o feriado de Tiradentes, o carnaval 2022 chegou ao fim nesta terça-feira (26), com a apuração que determinou Grande Rio e Mancha Verde como campeãs.
Com momentos de muita emoção, a festa este ano foi marcada pela felicidade proporcionada pelo retorno, homenagens a perdas relacionadas a Covid-19 e enredos com críticas sociais e outras direcionadas ao cenário político brasileiro.
Em tamanho reduzido e com desfalques na avenida, a apuração em São Paulo teve início com um momento de silêncio em homenagem aos que não puderam estar presentes na retomada dos desfiles.
Entre as mudanças do carnaval neste ano estão as datas, que foram as mesmas no Rio e em São Paulo. Tanto os desfiles, quanto a apuração aconteceram ao mesmo tempo.
Grande Rio é a Vencedora na Sapucaí
A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio venceu a disputa do carnaval do Rio de Janeiro. A decisão foi anunciada após a apuração das escolas de samba nesta terça-feira, no Sambódromo da Sapucaí.
Por meio de homenagem a Exu, divindade das religiões de matriz africana, o enredo da escola criticou a intolerância religiosa e teve como rainha da bateria a atriz Paolla Oliveira. Esta é a primeira vez que a Grande Rio ganha o primeiro lugar no Grupo Especial.
O segundo lugar ficou com a Beija-Flor, seguida da Viradouro (3º lugar), Vila Isabel (4º lugar) e Portela (5º lugar). Com homenagem ao humorista Paulo Gustavo, a São Clemente foi rebaixada e desfilará no próximo ano pela Série Ouro.
Mancha Verde é Campeã em São Paulo
Com enredo ‘Planeta Água’ e dois anos sem se apresentar, a Mancha Verde foi eleita campeã do Carnaval de São Paulo no Grupo Especial. O anúncio foi dado durante apuração no Sambódromo do Anhembi.
O tema tinha como objetivo mostrar a importância da água para a natureza e seu papel em rituais religiosos. A rainha da bateria, Duda Serdan, com apenas 17 anos, foi um dos destaques do desfile.
O segundo lugar ficou com a Mocidade Alegre, seguida pela escola Império de Casa Verde, em terceiro. Colorado do Brás e Vai-Vai foram rebaixadas para o Grupo de Acesso I.
Assista ao compacto do desfile da Grande Rio, campeã do Carnaval 2022 no Rio de Janeiro:
Assista ao compacto do desfile da Mancha Verde, campeã do Carnaval 2022 em São Paulo:
*informações portal iG