Em comemoração aos 150 anos de Poços de Caldas, a Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento desenvolveu, em parceria com o Centro de Referência do Professor, o projeto de educação para o patrimônio “Descobrindo a Cidade Termal”.
A iniciativa pretende capacitar os educadores da Rede Municipal de Ensino, que são os protagonistas das ações educativas com enfoque na história da cidade, abordando conceitos relativos ao patrimônio cultural material e imaterial do município. A formação será aberta também aos educadores das redes estadual, federal e particular e a todos os interessados no tema.
O projeto “Descobrindo a Cidade Termal” está inserido no Plano Municipal de Educação para o Patrimônio, aprovado no final do ano passado, e em consonância com a deliberação do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural 01/2021. Para o exercício 2022, o IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) considerou a necessidade de um planejamento para as ações de educação para o patrimônio cultural.
O projeto é organizado pela pedagoga da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, Sônia Maria Sanches. “A celebração dos 150 anos da cidade, juntamente às comemorações de 50 anos do Museu Histórico e Geográfico e da Biblioteca Centenário possibilitam uma oportunidade rica no desenvolvimento de ações educativas voltadas para a preservação e disseminação da história da cidade, em especial na comunidade escolar”, destaca a pedagoga.
A equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) é composta pela coordenadora, arquiteta Lícia Perote de Almeida, pelo arquiteto João Neves Carvalho de Toledo, pela pedagoga Sônia Maria Sanches, organizadora do projeto “Descobrindo a Cidade Termal”, e pela estagiária de Arquitetura, Mariana Fornari.
O curso
O curso com certificação será realizado em formato remoto e apresentará aspectos históricos e questões arquitetônicas e geográficas do município, ressaltando as personalidades e comunidades de destaque que fizeram/fazem parte do desenvolvimento da “Cidade Termal”.
“Todos os educadores da Rede Municipal de Ensino estão convidados a participar desta iniciativa de fundamental importância para que o tema dos 150 anos da cidade possa ser abordado de forma assertiva em sala de aula, englobando aspectos históricos e geográficos e desenvolvendo o sentimento de pertencimento na comunidade”, pontua a coordenadora do Centro de Referência do Professor, Flávia Camargo. Ela informa, ainda, que o curso será aberto a educadores das redes estadual, federal e particular do município e a todos os cidadãos interessados.
Serão sete módulos e a aula inaugural está agendada para o dia 22 de março, às 18h, pelo Canal do Cerpro Poços no YouTube, com o seguinte tema: “Antecedentes históricos: a descoberta das águas sulfurosas – 1786 a 1865”.
A programação completa do curso, com as datas e horários de cada módulo, será divulgada em breve, assim como o link de inscrição.