A Americanas anunciou na noite desta quarta-feira (15/2) a nomeação de um novo diretor-presidente. Leonardo Coelho Pereira será o novo comandante da varejista e era sócio da área de reestruturação consultoria Alvarez & Marsal desde 2011. A consultoria é responsável pela coordenação da recuperação judicial da Americanas.
Antes de ser sócio da Alvarez & Marsal, Pereira foi executivo de empresas na Alemanha, Itália, Chile, Argentina e Uruguai, segundo o comunicado divulgado pela varejista.
Pereira assumirá o posto de João Guerra, que havia sido nomeado interinamente para o cargo após a saída de Sergio Rial, em janeiro. Com a mudança, Guerra voltará a ser diretor de Recursos Humanos da varejista. Ele foi o único executivo que “sobreviveu” à crise da empresa, por ser o único diretor não-estatutário (ou seja, sem participação operacional na empresa).
Além do novo diretor-presidente, a Americanas tem também um novo membro no comitê independente criado pela empresa para investigar internamente o rombo contábil de R$ 20 bilhões. O conselho da varejista elegeu Antonio Luiz Pizarro Manso, que já foi membro do conselho de empresas como Fibria, Latam, e Hypera.
Ele assume o posto que estava vago após a renúncia de Vanessa Claro Lopes. Vanessa foi membro do comitê de auditoria interna da Americanas nos últimos anos. Por isso, sua nomeação para o comitê criado para investigar o problema contábil foi questionado por investidores, que viam conflito de interesse nessa atuação. Após os questionamentos, a conselheira decidiu renunciar.