Durante a sessão ordinária da Câmara, na terça-feira (29), foi aprovado por unanimidade um Requerimento com Votos de Congratulações à Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS), pelos 15 anos de atividade em Poços de Caldas. Na ocasião, estiveram presentes no Plenário dezenas de membros da associação, que acompanharam a votação e assistiram à um vídeo em homenagem à entidade.
O Requerimento é de autoria dos vereadores Lucas Arruda (REDE) e Tiago Braz (REDE), e recebeu a assinatura dos demais vereadores durante a sessão. “Queria, mais uma vez, cumprimentar cada um dos membros da APHAS por esse projeto tão lindo, que começou com o Padre Graziano. A APHAS foi uma semente que ele deixou na cidade, um sonho que continua vivo e dará muitos frutos de esperança. É muito bonito ver uma comunidade reunida para fazer o bem, um trabalho que impactará a vida do próximo. Tenho certeza que vocês, da APHAS, têm muitos relatos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas. Esse é o verdadeiro sentido da existência e uma semente que foi deixada pelo padre. Deixo aqui meus parabéns, em nome do Poder Legislativo, e que esse trabalho possa continuar dando os frutos esperados”, disse Lucas durante a sessão.
O legislador ainda destacou a importância de associações beneficentes, como a APHAS, para a evolução do país. “Todos os problemas sociais são de responsabilidade do estado, mas nenhum estado sozinho vai conseguir suprir todas as demandas da sociedade. Então, é necessário que a população civil se organize para dar esse suporte. E o que é feito nesses tipos de associações tem um custo muito menor do que se fosse realizado pelo estado, pela burocracia existente”, ressaltou.
Fundada em 30 de março de 2007 pelo Padre Graziano Cirina, a APHAS nasceu com o objetivo de ajudar a comunidade, em especial aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações baseadas na educação e no real crescimento integral do público-alvo de seus programas e projetos, fugindo de práticas paternalistas e assistencialistas. Seus programas, projetos e serviços são oferecidos gratuitamente a toda população do município. Além disso, a instituição tem parcerias com instituições públicas, empresas privadas e aceita doações voluntárias.
Em novembro de 2020, o fundador da APHAS faleceu. Padre Graziano Cirina foi um missionário italiano que viveu por décadas no Brasil e atuou na Diocese de Guaxupé, inclusive fundando a paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Jardim Bela Vista. “Por todos os lugares por onde passou, ele deixou uma mensagem alegre e positiva. Padre Graziano tinha a capacidade de mobilizar pessoas para conseguir transformar a realidade das comunidades. Quando ele falava, era nítido o seu comprometimento e preocupação em gerar oportunidades àqueles que necessitavam, através de habitação, do esporte, etc”, finalizou Lucas Arruda.