A Campanha do Outubro Rosa é realizada durante todo o mês de outubro, com a intenção de alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.
Levando em consideração que durante a pandemia muitas mulheres esqueceram de olhar para sua saúde, a secretaria de Saúde escolheu como tema “É tempo de voltar a se cuidar” e organizou uma programação especial para todo o mês.
A enfermeira do Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança , Lucimara Siqueira Costa Papi falou sobre as ações que serão realizadas ao longo do mês. “O objetivo é proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento afim de que a doença seja diagnosticada mais precocemente, contribuindo assim para a redução da mortalidade. O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no Brasil e o de colo de útero está como o terceiro mais prevalente, por estes motivos no mês de outubro iremos desenvolver várias ações no município, envolvendo Atenção Básica, Atenção Especializada, ONGS e faculdades. Todos unidos com um único objetivo, conscientizar as mulheres da importância de se conhecer e de realizar seus exames preventivos conforme cada faixa etária e histórico familiar.”
As Unidades Básicas de Saúde – UBS realizarão educação em saúde voltada para saúde da mulher, exames de papanicolaou e solicitação de mamografias de rastreamento e demais exames quando necessário.
Já o Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança realizará em todas as terças-feiras do mês e no último sábado de outubro, rodas de conversas sobre a conscientização da importância do auto cuidado e exames preventivos. O exame Papanicolaou será ofertado nestes dias, em livre demanda, ou seja, sem necessidade de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde – UBS.
No calendário oficial das atividades do município também estão inclusas atividades da Gaapo – Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico e AVOCC – Associação do Voluntariado Contra o Câncer.
A Presidente da GAAPO, Claudia Regina Gomes Rocha destacou a importância do diagnóstico precoce. “É importante falar da saúde da mulher durante todos os meses do ano, mas em outubro damos mais visibilidade ao tema e é de fundamental importância que ele seja cada vez mais falado, para que as pessoas tenham esclarecimento da importância do diagnóstico precoce, onde os índices de cura são em torno de 95%. A vacinação contra HPV também é de extrema necessidade e está disponível na rede pública. O câncer tem cura e controle, essa mobilização é necessária para que as pessoas saibam da importância de buscar ajuda o quanto antes e nós do GAAPO estamos sempre fazemos campanha de prevenção dos diversos tipos de câncer e estamos prontos para acolher os pacientes e seus familiares desde o momento do diagnóstico até o tratamento.”
O prédio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e o Cristo redentor receberão a iluminação em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa demonstra o apoio da prefeitura às ações de prevenção à saúde da mulher.
História Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.
O objetivo é proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.