Exmerum, palavra que vem do latim, que significa esmero; feito com muito zelo. Esse foi o nome escolhido para iniciar o projeto de um grupo musical, que à partir dessa concepção surgiu a Banda Exmerum iniciando seus trabalhos no em 2021 na cidade de Poços de Caldas.
O intuito principal, foi unir gerações de músicos e trazer as principais influências do rock nacional e internacional dos anos 80 e 90. Com arranjos personalizados, o repertório trabalha duas vertentes principais: as músicas de grupos de artistas nacionais e internacionais consagrados e também a música autoral.
Exmerum têm como característica básica no conteúdo de suas apresentações a mistura de ritmos e estilos, o som pesado intercalado com o melódico e a forma simples, objetiva e profunda de seus arranjos. A banda busca passar uma mensagem de esperança, protesto e reflexão dos hábitos e valores da vida cotidiana.
O grupo é formado por seis integrantes, sendo eles: Fábio Volpi Braz, compositor, cantor, escritor, instrumentista de sopro, Adriano Gouveia de Andrade, baterista, percussionista, arranjador, Filipe Rodrigues de Almeida, instrumentista de cordas, solista, arranjador, Caio Rodrigues de Almeida, baixista, arranjador, Arlen Sebastião de Azevedo, guitarrista solo e base, violonista e Stefano Gian Gaspar, vocalista, instrumentista de cordas.
A banda gravou recentemente seu primeiro single, denominado Internetalizados, a música faz uma crítica à artificialidade das relações na sociedade atual onde muitos fingem existir. A banda optou por fazer as filmagens em uma cooperativa de materiais reciclados da cidade e também em locais turísticos de Poços de Caldas, como o antigo observatório e cristo redentor.
Para quem não quiser esperar o lançamento do clipe que será disponibilizado às 20h Canal da Banda Exmerum a música já está disponível em diversas plataformas (clique aqui).