Uma batida entre um carro e uma carreta que transportava cerveja na BR-381, na altura do bairro Novo Riacho, em Contagem, deixou uma mulher e um homem presos às ferragens do automóvel. O acidente, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), foi no sentido Belo Horizonte, no quilômetro 480.
Uma das vítimas teve, com suspeita de fratura na pelve, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e transportada de helicóptero para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. A outra foi levada por ambulância da Arteris Fernão Dias, concessionária que administra o trecho da rodovia.
A pista no sentido Belo Horizonte chegou a ficar completamente interditada por pelo menos duas horas. Às 12h06 a Arteris informou que havia liberado o local. A fila é de quatro quilômetros. Já a estrada que vai para São Paulo está livre, mas com cinco quilômetros de retenção.
A carreta estava carregada com cerveja, mas o produto não foi derramado na via.
Entenda como foi o acidente
Segundo o motorista da carreta Josenei Ortiz Santos, natural do Paraná, um outro condutor teria parado na pista para pegar um saco de bolinhas de brinquedos que estariam na via, quando ele precisou desviar o caminhão, colidindo com o veículo de passeio.
“Em 16 anos de estrada nunca me envolvi em acidente de trânsito. Estava fazendo meu trabalho e uma pessoa imprudência causou tudo isso. Foi um milagre não ter acontecido algo mais grave”, relata.
De acordo com agente da Polícia Federal, Alison Couto, o motorista está com a situação regular.
“Pelo que apuramos, o acidente aconteceu por uma questão de desvio, que resultou na colisão dos veículos. Tão logo aconteceu, interditamos as pistas para o trabalho de resgate e retirada dos destroços”, afirma.
Vítimas resgatadas conscientes
Sob muitos aplausos, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros retiraram as duas vítimas do veículo de passeio com vida.
De acordo com o tenente Sandro Aluísio, as duas vítimas estão conscientes: “foi por uma questão de sorte o veículo, ao ser pressionado, ter sido suspenso, caso contrário, os passageiros teriam sido pressionados dentro do carro”, conta.
“Tivemos que realizar um trabalho de formiguinha, cortando e dando apoio para que o caminhão não cedesse em cima do carro. Depois de quase três horas, conseguimos tirar as vítimas conscientes e encaminhá-las pro atendimento médico”, detalha.
*Inicialmente, o Corpo de Bombeiros relatou à imprensa que as vítimas eram duas mulheres. No entanto, às 11h50, a corporação retificou a informação, dizendo se tratar de um casal de homem e mulher. A reportagem foi atualizada às 12h04.
*Fonte: O Tempo