A Caldense deu um passo de grande importância na manhã deste domingo (06) no Ronaldão. A equipe venceu o Democrata-GV por 1 a 0 com gol de Mateus Muller, foi a 18 pontos, se manteve na quarta posição, abriu quatro pontos de vantagem do quinto colocado América-MG, garantiu vaga para a Série D 2023 e ficou muito próxima da classificação para a semifinal do Campeonato Mineiro.
O Verdão atuou com Renan Rinaldi, Yuri Ferraz, Jonathan Costa, Lula, Mateus Muller (Marco Aurelio), Guilherme Borges, Íkaro, Alemão (Paulo Vitor), João Diogo (Pablo Pardal), Douglas Skilo (Pedro Gabriel) e Neto Costa (Kaíque).
O Democrata veio com a proposta clara de jogar atrás da linha da bola e explorar os contra-ataques. A Caldense tinha bem mais posse de bola, mas encontrava dificuldades para furar a retranca adversária. Aos 38, João Diogo fez grande jogada, cortou para a canhota e encheu o pé. A bola bateu no braço do zagueiro adversário dentro da área e a arbitragem nada marcou.
Após muita reclamação, a jogada seguiu, Mateus Muller tabelou com Íkaro, invadiu a área, tentou a finalização e furou. O lance enganou a marcação e o lateral-esquerdo alviverde saiu na cara do gol, então estufou o pé e marcou um belo gol para abrir o marcador.
Com o resultado adverso, os visitantes mudaram a postura e passaram a sair mais para o jogo, o que abriu mais espaços para a Caldense. Entretanto, sempre que o Verdão tentava avançar, era parado com falta. E assim a partida seguiu, muito truncada e com raras finalizações. Ao final a equipe alviverde administrou o resultado e garantiu a vitória por 1 a 0.
Agora restam duas rodadas. A Veterana encara o Athletic no próximo domingo (13) às 11 horas da manhã no Ronaldão e na semana seguinte encerra sua participação na primeira fase da competição diante do Atlético-MG em Belo Horizonte. O time precisa de mais uma vitória para garantir a classificação ou torcer para um tropeço (empate ou derrota) do América diante de quaisquer um de seus próximos adversários, Uberlândia ou Tombense.