Até 31 de janeiro de 2023, a Prefeitura realiza a “Campanha Poços Doar”, que tem como objetivo motivar e conscientizar as pessoas sobre a importância do ato voluntário de doação de sangue. A lei que trata do tema foi sancionada em 2021 e decorre de um projeto do vereador Wellington Paulista (União Brasil). Segundo o parlamentar, a iniciativa vem fortalecer as ações já realizadas no município para que os estoques se mantenham abastecidos durante todo o ano.
Desde o ano passado, Paulista tem se empenhado na discussão de políticas públicas que venham reforçar a importância da doação de sangue. “Na época, estivemos no gabinete do prefeito participando da sanção da lei do Poços Doar. Esportistas e representantes de diversas entidades, além da equipe do Hemominas, estiveram presentes. Foi um passo importante e, naquela oportunidade, planejamos uma grande mobilização para esses meses de dezembro e janeiro a fim de chamar toda a população para a causa”, ressaltou.
A Lei Municipal n. 9.516 estabelece que as ações devem ocorrer em janeiro, julho e dezembro de cada ano. Os meses escolhidos são, tradicionalmente, períodos em que há uma queda brusca nas doações da cidade. “Sabemos que este gesto repleto de solidariedade pode salvar muitas vidas. Frequentemente, vemos notícias do baixo estoque de sangue e da necessidade de uma conscientização maior das pessoas para essa ação. Dessa forma, o intuito é manter os estoques sempre abastecidos não apenas em datas específicas, ou quando alguma pessoa conhecida precisar, mas durante todo o ano através de campanhas fixas. Agradeço todos os envolvidos pelo empenho nessa iniciativa”, disse Paulista.
Os horários de atendimento no Hemominas, de acordo com informações da Prefeitura, são: às segundas, terças, quintas e sextas-feiras – das 7h às 11h30/às quartas-feiras– das 7h às 11h30 e das 16h às 20h.
*Com informações: Câmara Municipal de Vereadores de Poços de Caldas