Represa do Bortolan pulou de 33% para mais de 100% do volume útil em 20 dias
As chuvas que caíram nos últimos dias já ajudaram a subir o volume útil dos reservatórios do Sul de Minas. Em Poços de Caldas, os níveis aumentaram consideravelmente em mais de 30% e ajudaram a recuperar os níveis das represas do Bortolan e do Cipó.
A Represa do Bortolan foi a que conseguiu a maior recuperação. Segundo o Departamento Municipal de Energia (DME), em 22 de novembro, a represa operava com 33% do seu volume útil. Já em 05/12, o nível da represa pulou para 73%.
Já na medição desta segunda-feira (12), a represa operava com mais de 100% da capacidade. Segundo o DME, a represa está com 8 centímetros de água em excesso, com os vertedouros abertos, o que não acontecia desde o mês de abril.
A Represa do Bortolan é menor, com capacidade para 7 milhões cúbicos de água, que é usada para geração de energia e também turismo, esportes e lazer.
Represa do Cipó
A Represa do Cipó também já sente reflexos positivos. Em 22 de novembro, a represa operava com 44,6% de sua capacidade. Já no dia 5 de dezembro, o nível tinha subido para 45,13% e na medição desta segunda-feira, o nível já estava em 52,74%.
A represa tem capacidade para 32 milhões de metros cúbicos de água e é usada para o abastecimento da população de Poços de Caldas.
*Com informações: g1