Por Tiago Monteiro Tavares –
Movimentada
A semana começou agitada nos bastidores políticos de Poços de Caldas. Os pré-candidatos a deputado estadual e federal estão empenhados em buscar apoios para suas candidaturas e mais recursos para a cidade. Fazem bem, o “candidato de Poços” precisará mostrar serviço e empenho para conseguir alavancar sua candidatura.
Pulinho em Pouso Alegre
O Prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e o secretário de governo de Poços, Celso Donato, deram um pulinho em Pouso Alegre durante o final de semana. Aproveitaram a presença de autoridades na inauguração da pedra fundamental do Hospital Oncológico da cidade para angariar emendas ao Orçamento da União com os senadores mineiros Rodrigo Pacheco (PSD) e Antônio Anastasia (PSD).
Oposição em BH
Os vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz, ambos da Rede Sustentabilidade, passaram a semana na capital mineira, Belo Horizonte. Entre diversas reuniões, eles estiveram com o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti. Na pauta, a construção do Hospital do Câncer, a ampliação do setor de hemodiálise e a regularização na entrega de medicamentos a pacientes diabéticos.
Força na esquerda
Em seu segundo mandato e já ‘testado’ nas urnas, o vereador Lucas Arruda é um dos nomes que podem ser lançado a deputado na eleição de 2022. Com apoio do partido Rede Sustentabilidade, Arruda têm chances de se eleger. O partido é um dos quais a legenda é uma das mais baixas para eleição de um candidato.
Entrando na disputa
Em entrevista exclusiva ao Alô Poços, o presidente da Câmara Municipal de Poços, vereador Marcelo Heitor (PSC), deixou claro que seu nome está à disposição para disputar uma cadeira de deputado, seja estadual ou federal. Marcelo está em seu segundo mandato, possui grande apoio do partido e exerce forte liderança na Igreja Presbiteriana. Ele também tem comércio em Poços e na região, e o partido possui ‘baixa legenda’ para eleger um deputado.
Apoio do grupo
Marcelo Heitor deixou claro que espera ter o apoio do grupo político ao qual faz parte e que ele ajudou a eleger ano passado. O presidente da Câmara e o PSC apoiaram o reeleição do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e ajudam na articulação entre o Executivo e o Legislativo municipal. Será que vai ter racha na base governista?
Desagregando
A ex-candidata à prefeita pelo Cidadania, Yula Merola, também deve ser candidata a deputada federal pelo Avante. Acontece que a troca de partido, apesar de parecer ou ser de fato muito vantajosa, criou um grande problema nas bases do Cidadania. Por lá, ninguém ficou satisfeito com o abandono da ex-candidata. Desagregando, será difícil unir um novo grupo político, a não ser que seja a ‘peso de ouro’!