Afronta
Alguns vereadores membros da CPI da Saúde consideraram uma afronta aos trabalhos do colegiado a “palhaçada” envolvendo o que era pra ser a saída do secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi (PSDB) e de sua adjunta Rosilene Faria. “Essa história de transparência é balela. Sérgio não quer ver a bomba estourar só no colo dele. Ainda debocharam da CPI dizendo que o “Circo” era para dar mais transparência à Comissão. Um absurdo!”, Comentou um deles à Coluna.
Espertinhos
Na semana passada houve uma tentativa de alguns governistas em “segurarem” um pedido de informações sobre os contratos assinados pela Secretaria de Saúde, alegando que precisariam de mais tempo. Após serem derrotados por 9×4, a resposta chegou no mesmo dia. Acontece que, mais uma vez, a resposta não foi satisfatória. De lá pra cá, as respostas aos pedidos de informações seguem capengas, em mais uma afronta da “Casa Amarela” à Câmara. Desse jeito o “caldo acaba de entornar”.
Emoção e Comoção
A sessão da Câmara Municipal de ontem (31/05), foi tomada por dois sentimentos nobres, a emoção e a comoção contra a injúria racial. Os vereadores aprovaram duas Moções, uma de Repúdio e outra de Solidariedade sobre o caso das mulheres injuriadas na manhã de ontem na Rua Rio de Janeiro, no centro de Poços. Após a aprovação, representantes da comunidade negra, alunos da PUC Minas e sociedade civil fizeram um protesto em frente ao Banco do Brasil pelo fim do racismo, crescente na cidade. É preciso dar um basta a essas situações e a Prefeitura deveria pensar em uma campanha sobre o tema.
Novo mais plural
Diferente de 2018, quando o então candidato Romeu Zema e o Partido Novo fizeram campanha em uma chapa “puro-sangue”, em 2022 a busca é pelo máximo de aliados possível para a formação de uma ampla coalizão. A ideia é ter apoio de pelo menos dez legendas em Minas. Na avaliação de Matheus Simões, ex-secretário geral do governo Zema e um dos coordenadores da campanha à reeleição do governador, existe um reconhecimento de que a sigla precisa de parceria com outros partidos para conseguir avançar em algumas pautas no Poder Legislativo.
Aliados importantes
Alguns acordos, como as conversas com PP, União Brasil, Patriota, Avante e PSC, são considerados bem encaminhados por representantes do Novo. Zema também tem conversas com outras siglas, como Solidariedade, PMN, Agir e Podemos. Alguns parlamentares do Cidadania, que está em processo de fechar a federação com o PSDB, também declaram apoio a Zema.
Exemplo para o Monotrilho
A Marcopolo Rail, divisão da Marcopolo focada na produção de veículos sobre trilhos para o transporte coletivo, assinou o contrato com o Consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, para fornecimento de três veículos para o sistema People Mover que circularão entre os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos e a estação do metrô Linha 13 Jade, da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do estado de São Paulo. (Foto destaque).
Projeto e recursos Federais
A assinatura do contrato ocorreu em um evento realizado na sede da empresa, com a presença do Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O encontro formalizou o fornecimento de três veículos Marcopolo Auster A-200, compostos por dois carros articulados, com capacidade de 200 passageiros e funcionamento autônomo (driveless). A fabricação dos modelos ocorrerá entre os meses de maio de 2022 e julho de 2023. Os veículos passarão por modernização das linhas externas, bem como novos acabamentos e layouts adequados à operação. Caso a Prefeitura tivesse gestão, poderia aproveitar o incentivo Federal e conseguir a produção de mais um veículo para modernizar o “Elefante Branco” que pegou de volta e, hoje, não serve para nada.
Renúncia ao “Fundão”
Termina hoje (01/06) o prazo final para que partidos políticos comuniquem ao TSE a renúncia ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). O valor objeto de renúncia não pode ser redistribuído aos demais partidos. Nas eleições de 2020, o Partido Novo e o PRTB foram os únicos partidos que abriram mão desses recursos. No ano passado, muitos deputadas e deputados votaram contra o FEFC. Será que eles farão uso do FEFC em 2022? Infelizmente, as novidades devem ser poucas nesse sentido, se é que existirão!