Por Tiago Monteiro Tavares –
Acertou em cheio
A decisão do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB), de montar um stand da cidade na Feira Internacional do Café, que está acontecendo em Belo Horizonte, acertou em cheio o objetivo de atrair olhares internacionais para as bebidas produzidas no município, que se destaca de outros pelos atrativos turísticos e comerciais.
A valorização é de todos
Alguns produtores da cidade se sentiram excluídos da Feira do Café, pois não foram convidados ou sequer sabiam da realização do evento. Valeria uma reunião preparatória com os produtores locais, mas como não aconteceu, importante é que o Stand valoriza a nossa cidade e, concomitantemente, todas as marcas regionais.
Empenho
O presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, Marcelo Heitor (PSC), está empenhado em fazer a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial da cidade. A legislação é de 1994 e passou por uma revisão no ano de 2006. Segundo o ‘Estatuto das Cidades’, que estabelece diretrizes gerais da política urbana, a obrigatoriedade de revisão do Plano Diretor é a cada 10 anos. Marcelo tem se dedicado para conseguir aprovar a matéria.
Plano Diretor
O Plano Diretor traça diretrizes para o desenvolvimento e a expansão urbana da cidade, envolvendo setores como Saúde, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, assim como a definição do que pode ou não ser construído em cada bairro da cidade
Participação da sociedade civil
A fim de receber novas demandas e possíveis sugestões, a Câmara abre espaço para entidades ligadas ao tema e público em geral se manifestarem sobre o projeto, até o dia 30 de novembro, pelo e-mail protocolo.camarapcmg@gmail.com .
Ascensão
Dois nomes despontam com uma ‘terceira via’ na disputa pela Presidência da República: o senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ex-juíz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (Podemos-PR). Pacheco aproveitou a COP26 para iniciar sua articulação junto à líderes internacionais. Moro e o Podemos promoveram ato de filiação em Brasília, reunindo um grande número de lideranças políticas de diversos partidos, da esquerda e da direita.
Pavimentando
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), está retornando de viagem internacional onde buscou parcerias econômicas para Estado na Inglaterra, Dubai e Escócia, onde também participou da COP26, Conferência do Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU). Zema captou R$ 4,4 bilhões em investimentos para o estado. Ele projeta uma nova era de desenvolvimento, pavimentando um segundo mandato com crescimento econômico e responsabilidade fiscal.