Na surdina
A pressão para que “cenas horrorizantes” de fiscalização sanitária em estabelecimentos comerciais em Poços de Caldas não sejam divulgadas esta levando alguns inexperientes gestores ao desespero. O Alô Poços e uma de suas jornalistas foram ameaçados na semana passada após a divulgação do nome de alguns desses estabelecimentos comerciais. Fica a dica: Não nos calaremos diante a nenhuma CHANTAGEM ou AMEAÇA! Defenderemos a liberdade de imprensa e a VERDADE sempre, doa a quem doer!
Alívio temporário
Preocupadíssimos com a possibilidade de instalação de uma ampla CPI para investigar diversas denúncias na área da saúde, dentre outras áreas, integrantes da “Casa Amarela” apostaram todas as fichas nas conversas do secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, que teve nos últimos dias com os nobres vereadores. Por enquanto, o Legislativo resolveu “aguardar” respostas efetivas a diversos requerimentos, mas já há uma visão mais clara quanto ao assunto: ou se apresenta documentação comprovando o contrário, ou não haverá escapatória.
Voto de confiança
Os vereadores deram um voto de confiança a Dr. Mosconi e esperam não se decepcionarem. Hoje (27), haverá Audiência Pública para prestação de contas do SUS, às 15h. Os questionamentos mais árduos devem ser feitos por Requerimentos em Pedidos de Informações, mas as surpresas podem ocorrer.
Últimos 5 anos
A estratégia dos vereadores chegou a “acalmar” a “Casa Amarela”. Contudo, novo Requerimento aprovado na reunião ordinária de ontem (26), publicado em primeira mão pelo Alô Poços e encabeçado pela vereadora Regina Cioffi (PP), além das assinaturas de Luzia Martins (PDT), Douglas de Souza – Dofu (União Brasil) e Roberto dos Santos (Republicanos), quer o encaminhamento à Casa Legislativa, em formato digital, de toda a documentação referente aos contratos firmados pela Secretaria Municipal de Saúde nos últimos cincos anos e que tragam a relação de todos os profissionais de saúde contratados, inclusive os que foram renovados. “Aí que mora o perigo”, avaliou um parlamentar.
CPI não está descartada
À Coluna, o presidente da Câmara e pré-candidato a deputado estadual, Marcelo Heitor (PSC), disse que a CPI não está descartada: “Estamos aguardando ainda as respostas de Requerimentos feitos e aprovados pela Casa e, também hoje (ontem 26), deve dar entrada aos documentos enviados pelo Conselho de Saúde, que também tem um papel importante. Estamos conversando com os vereadores e também com nossas assessorias para dar o melhor encaminhamento e se necessário, uma CPI”, defendeu Marcelo.
“A Passos largos”
O anúncio oficial de que a cidade de Passos, no Sul de Minas, foi escolhida pela Holandesa Heineken para montar sua primeira fábrica no Brasil movimentou o cenário político na região. Natural da cidade, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comemorou nas redes sociais (foto). Ele foi um dos principais articuladores para a escolha da cidade. Enquanto isso, Poços considerada como “mais estruturada,” ficou de fora da disputa. Talvez pela inabilidade de negociação séria por parte da administração municipal, que prefere apostar no “duvidoso”.
Mesmo dia
No mesmo dia que esta Coluna publicou a falta de trato do superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, questionado pelo Alô Poços sobre o déficit de aproximadamente R$ 5,8 milhões da Santa Casa em 2021, e da sua resposta, via assessoria, que “Não vou comentar o déficit. Devo satisfação apenas para a Irmandade”, o exímio gestor publicou vídeo nas redes sociais defendendo o maior repasse de recursos para as Santas Casas. Nos bastidores, políticos avaliam que o gestor carioca está sendo “enrolado” por certo figurão antigo conhecido pelos desmandos na área. “Esse derruba qualquer um”, avaliou um experiente político local, que acredita que a gestão tem “prazo de validade”. Veja o vídeo clicando AQUI.