Por Tiago Monteiro Tavares –
Articulador experiente
Deputado Federal Constituinte relator do SUS, ex-deputado estadual, ex- secretário estadual e atual secretário de Saúde de Poços de Caldas, Dr. Carlos Mosconi (PSDB) concedeu entrevista exclusiva ao Alô Poços, que será publicada na próxima segunda-feira (27). Ele deixa claro que há convites para que ele seja candidato, mas que não está mais disposto a isso. Ressaltou que, a pedido do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), está à frente das articulações para eleger um deputado estadual e um federal em Poços de Caldas.
Pesquisa será divisor de águas
Uma das questões acertadas entre os pré-candidatos que estão disputando quem terá o apoio da administração local em suas candidaturas a deputados estadual e federal é a realização de uma pesquisa de intenções de voto para saber quem aparece com mais chances de levar a disputa. Ela será o divisor de águas na definição da chapa. Das duas uma: ou a pesquisa será maculada ou vai ter pré-candidato que sairá de “favorito para inviável”!
“Mea-culpa”?
Quem acompanhou o discurso do prefeito Sérgio na coletiva de devolução de R$ 10,3 milhões da Câmara Municipal para a Prefeitura, ontem, notou dois pontos interessantes: o tempo da fala, que durou mais do que o dobro da do presidente da Câmara, Marcelo Heitor (PSC), e um compromisso público assumido de utilizar parte desse recurso para contratar um amplo estudo de diagnóstico para um futuro Plano Diretor. Quem ouviu, sentiu como uma “mea-culpa” pelo Plano Diretor aprovado na semana passada, que não teve esse amplo estudo.
Insegurança
O Prefeito citou ainda que o “estudo” será feito por uma grande empresa para pensar no Poços 200 anos. Nas palavras dele: “Fazer um Plano Diretor que realmente vá pensar a cidade para o futuro de médio prazo, médio e até longo prazo, para que evite situações como a que nós passamos, talvez até de insegurança, mas que na verdade foi um grande passo, a correção do Plano Diretor”. Entre os vereadores da base presentes, teve gente que ficou indignada com a fala do prefeito.
A importância do voto
Ainda durante a cerimônia, a fala do vereador Claudinei Marques (PSDB) repercutiu como rastilho de pólvora entre colegas e, em especial, no Executivo. “Interessante a fala do senhor prefeito, que nos últimos cinco anos esse foi o melhor aqui. A relação Câmara/Executivo vive um momento de ‘Céu de Brigadeiro’. Eu falei pro Celso Donato, secretário de governo: Votamos simplesmente o Plano Diretor na semana passada, após mais de 10 horas de sessão. É uma conquista! E devemos ressaltar a importância de momentos como esse e valorizar cada um dos votos”, cobrou Claudinei.
Canalhice
O vereador seguiu embalado: “Quem conhece a dinâmica do Poder Legislativo sabe. Existem pressões, mal-educações, existem falas atravessadas, existe canalhice muitas vezes, mas enfim, não deveria, mas acontece. Nós enfrentamos processos difíceis aqui. Esperamos uma relação de reciprocidade e que nossas Indicações sejam atendidas, isso é muito importante para nós”, concluiu o vereador.
Concessão de peso
Para assumir a gestão e operação do Circuito Turístico Integrado, formado pelo Complexo Turístico Cristo Redentor, contemplando o Teleférico, a Rampa de Voo Livre, a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês, e o Complexo Turístico Véu das Noivas, a empresa vencedora da licitação que teve seu edital divulgado deverá fazer investimentos obrigatórios estimados em R$ 36,7 milhões em substituição de equipamentos, construção e melhorias nas instalações. Em contrapartida, a empresa poderá explorar economicamente os espaços por 35 anos.
Agradecemos as informações valiosíssimas para nós Poçoscaldenses!!!!