Direito de Resposta concedido ao vereador Flávio Togni de Lima e Silva, em função de texto intitulado “Vereador é suspeito de ser sócio oculto de empresa na Saúde”, publicado no site Alô Poços, no dia 11 de Maio de 2022:
São princípios básicos e obrigatórios do jornalismo ético e sério: apurar, ouvir todos os lados envolvidos e informar, de forma clara e objetiva.
Jornalismo investigativo, necessário e amplamente praticado no Brasil, por veículos e jornalistas de credibilidade é totalmente diferente de denuncismo. Significa estudar, pesquisar e ouvir quantas pessoas forem preciso para verificar se a denúncia procede de fato, antes de divulgá-la.
Fundamental informar que os fatos apresentados superficialmente no site Alô Poços, compartilhados nas redes sociais e sucessivamente em grupos de WhatsApp, no texto intitulado “Vereador é suspeito de ser sócio oculto de empresa na Saúde”, no dia 11 de Maio de 2022, NÃO procedem, tanto que inexistem documentos ou qualquer prova acerca do que fora publicado de forma irresponsável, não passando o conteúdo de meras alegações vazias e sem fundamento, com o objetivo de macular a imagem do NOTIFICANTE, que além de vereador é pré-candidato a deputado estadual nas eleições do presente ano, sendo certo que caso o fato fosse analisado de maneira adequada e profissional, a referida matéria não teria sequer sido veiculada. Destaca-se que o trabalho que deveria ser feito pelo profissional responsável pela matéria, ou seja, de levantamento de informações e documentos, no caso específico, é o que se apresenta no presente termo, de modo a evidenciar que várias informações e TODAS as acusações apresentadas na matéria NÃO procedem.
Anexo ao presente termo se encontram as declarações dos Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia, que foram envolvidos e citados, sem serem procurados para confirmação dos fatos, documentos que comprovam a falta de apuração e cuidado que o jornalismo sério exige, antes da veiculação de qualquer conteúdo. O Hospital da Santa Casa informou que não houve qualquer tipo de aquisição da empresa Bela Vida. Por outro lado, o Hospital Santa Lucia afirma que foram feitas compras com valores irrisórios da empresa Bela Vida.
A acusação de que o vereador seria sócio oculto de empresa na área da saúde, inclusive utilizando-a para se beneficiar, praticando o crime de advocacia administrativa, é também facilmente derrubada pela comprovação de venda da referida empresa, em 2015, conforme contrato abaixo. Nesse aspecto, todas as medidas cabíveis serão tomadas para que sejam responsabilizados os autores da ofensiva matéria jornalística, tendo em vista que o que foi noticiado poderia ter sido averiguado pelo jornalista, com a solicitação do contrato social da empresa e alterações societárias através da junta comercial de Minas Gerais.
Cumpre ainda esclarecer que o vereador Flavinho, como é carinhosamente conhecido, tem uma história de 17 anos de vida pública. Foram 15 anos de trabalho dedicado à saúde e à promoção social. Como diretor da Secretaria de Promoção Social e como secretário substituto, diretor do Hospital da Zona Leste, Secretário Municipal e Adjunto de Saúde. O Centro de Reabilitação da Adefip – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, a vinda da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, os mutirões de cirurgias de catarata, de consultas e de exames, a inclusão da escleroterapia com espuma pelo SUS e o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos: foram apenas alguns dos resultados alcançados pelo trabalho de Flavinho, enquanto gestor público. Flavinho foi eleito em 2020, vereador pelo PSDB em Poços de Caldas, com 1.010 votos. Na Câmara trabalhou diretamente pela proposta e aprovação do Recupera Poços, um pacote de medidas emergenciais para socorrer a população durante a crise financeira vivida em decorrência da pandemia da COVID-19 e que garantiu ao município o primeiro lugar do estado no prêmio de boas práticas de gestão, da Associação Mineira de Municípios, na categoria Economia. Ampliação da ajuda de custo mensal para Oxigenoterapia pelo SUS, combate à pobreza menstrual com a garantia da distribuição de absorventes para mulheres em vulnerabilidade social, instituição da Semana Paralímpica em Poços de Caldas e a implantação da Central de Feridas e Pé Diabético pelo SUS são algumas conquistas do vereador Flavinho, durante o primeiro ano de mandato. O trabalho continua e Flavinho reitera seu compromisso com Poços de Caldas e com a nossa gente!
Veja atestado da Santa Casa:
Veja atestado do Santa Lúcia: