Por Tiago Monteiro Tavares –
Fortalecimento da oposição
Restando uma semana para o início do ano legislativo na Câmara Municipal, as articulações do Executivo junto aos parlamentares da base tendem a aumentar. Isso porque a oposição tende a se fortalecer com a aproximação das eleições, alguns partidos farão pressão para que seus parlamentares se mantenham mais distantes da Prefeitura e os embates políticos também serão maiores, assim como o ‘preço’ a ser pago pelo Executivo para manter, ao menos, seis parlamentares fiéis em sua base na Câmara.
Tenho dito
O preço para manutenção da base será alto e a ‘Casa Amarela’ já aumentou a pressão sobre os aliados e seus partidos. Na semana passada, os secretários de Governo, Celso Donato, e de Comunicação, Paulo Ney, iniciaram conversas com integrantes do primeiro e segundo escalões cobrando apoio explicito e filiação partidária, em especial, no Podemos. Se alguém disser que não apoia a candidatura de Donato a deputado federal, estará fora do governo. As próximas semanas serão de surpresas com um ‘entra e sai’ do governo.
Comissionados
A pressão em cima dos cargos comissionados do terceiro escalão também já aumentou. É preciso defender a administração e seus gestores inclusive nas redes sociais ou…. a caneta assina o Diário!
Na Pressão
Enquanto isso, vereadores que seguem em plena sintonia com a Prefeitura já preparam para ampliar seus cargos no governo. No final de semana, um ‘fiel escudeiro’ que já possui inúmeros cargos no Executivo foi visto ‘cantando de Galo’, feliz da vida que ampliará seu espaço no governo. O preço é sempre alto e o risco também. O ostracismo político é o maior terror desse tipo de político.
Histórias, velhas histórias
O problema desse tipo de articulação política feita na base da chantagem é que mais cedo ou mais tarde o feitiço volta contra o feiticeiro. Em Brasília, este colunista, quando assessor na Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa do DF, cansou de ver o chantagista se tornar chantageado. Esquecem que eles tem passado e algumas histórias, velhas histórias comprometedoras, começam a vir a tona quando se chantageia aliados. Em especial quando se é candidato.
Reforço na merenda
O Diário do Município de hoje (25) publicou dois resultados de pregão eletrônico para reforço na merenda escolar das escolas públicas. O fornecimento de pães ficou com a padaria Del Rey Ltda, ao valor anual de R$ 1.524.900,00 . Já o registro de preço para aquisição de ovos para merenda escolar ficou em R$ 150.570,00 . O engraçado é que o fornecedor consta como “Comercial M.L. de Peças Ltda.- ME”. Que tipo de ovos essa empresa forneceria?