Por Tiago Monteiro Tavares –
Última hora
A solenidade de entrega do Plano de Turismo de Poços, que ocorreu ontem (23), foi adiantada para que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) pudesse participar. É que na terça-feira (22) o prefeito recebeu, de última hora, um chamado para ir a Brasília no dia seguinte.
Trio
Não foi nenhum projeto aprovado do Governo Federal para a cidade, mas questões políticas que definirão os rumos do grupo político da “Casa Amarela”. Estão na capital além do prefeito, o secretário de governo e pré-candidato a deputado federal, Celso Donato, e o atual secretário de Saúde, Carlos Mosconi, que pode ser o candidato do grupo a deputado estadual.
Tudo ou nada
O trio foi para Brasília para o “tudo ou nada”. Além de conversas com o PSDB, também conversarão com líderes do PSD, para definirem por qual partido serão candidatos. Ao que apuramos, o Podemos é uma opção, mas não deve ser o destino do grupo. O mais certo seria a ida para o PSD. Foram conferir qual seria o poder do trio no novo partido.
Lados opostos
Nos bastidores políticos, há uma grande torcida para que o grupo opte pelo PSD. Isso deixaria o grupo local em lado oposto ao do governador Romeu Zema (Novo), com quem o grupo tenta se aproximar. Contudo, caso optem pelo PSD, estarão como adversários de Zema, pois Alexandre Calil (PSD), atual prefeito de Belo Horizonte, é seu principal adversário e candidato do partido ao governo do estado. Escolha difícil, principalmente, se o PSD decidir fechar apoio a Lula ainda no primeiro turno. Os pré-candidatos passariam a ser adversários políticos de Zema.
Desvio de recursos
Há denúncias e apurações em curso com relação a desvio de verbas de alguns fundos e ‘orçamentos carimbados’ sendo utilizados para pagamentos de despesas de outras áreas pela Prefeitura de Poços de Caldas. Além disso, órgãos de controle estão apurando uma “pedalada” fiscal pelos exímios gestores para fechar o ano de 2021.
Apoio
O ex-prefeito Eloísio do Carmo, agora no PSB, chegou ontem (23) de Belo Horizonte. Havia uma expectativa de que ele apoiasse a candidatura de Yula Merola (Avante) para deputada federal em Poços. Contudo, ao que apuramos, Eloísio deve apoiar um candidato do partido. Tentamos contato com o ex-prefeito, mas ele não retornou as nossas ligações. O espaço segue aberto, aliás, para todos!
Supersalários
Seguimos apurando os supersalários na Prefeitura de Poços de Caldas. Na semana que vem, abordaremos os maiores salários em cada pasta. São gratificações maiores que o próprio salário, incorporações e abonos que fazem de alguns servidores verdadeiros “Marajás” sulfurosos.