Conselheiros de Cultura e profissionais da área em Poços de Caldas podem participar da formação gratuita da Secult/MG
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Economia Criativa da Superintendência de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, promove atividades formativas voltadas para a participação social em Minas Gerais. Nesta terça-feira (14), conselheiros culturais, gestores e demais profissionais ligados ao setor na Região Intermediária de Pouso Alegre, incluindo Poços de Caldas, municípios do Sul de Minas Gerais, poderão participar do treinamento em ambiente virtual.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 15h desta quarta-feira (14) clicando aqui.
O treinamento on-line tem carga horária total de 4 horas/aula e será realizado das 19h às 22h. Ao todo, são 150 vagas disponibilizadas para cada formação. Durante o encontro, são abordados temas como a constituição dos conselhos de cultura, funcionamento interno, papel dos conselheiros, formas de efetivar a atuação, articulação com legislativo, relação poder executivo e sociedade civil, como incorporar os ativistas e grupos de ativismo cultural nos processos formais de conselhos, entre outros.
“Recomendamos fortemente que todos os interessados na área façam o treinamento on-line que está sendo oferecido pela Secult/MG, em especial aos novos conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural, eleitos no último sábado”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
Treinamento
O treinamento tem como facilitador o diretor de Economia Criativa da Secult, José de Oliveira Júnior, e conta com especialistas multidisciplinares nas áreas de Comunicação Social, Comunicação Pública, Relações Públicas, Direito, Filosofia, Economia Criativa, Administração Pública, Turismo, Direção de Fotografia e Design.
A iniciativa é realizada em ambiente virtual na plataforma Zoom, no formato de videoconferência. Os treinamentos foram elaborados para atender as demandas encaminhadas à Secult por meio de conselheiros culturais, nas esferas estadual e municipal, durante o processo de operacionalização da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. O objetivo é capacitar os profissionais da cultura em Minas e promover uma constante qualificação do setor.
Região Intermediária
Poços de Caldas integra a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que congrega 80 municípios. A Rede de Gestores segue a divisão por territórios de Minas proposta pelo IBGE.
14/6 – Região Intermediária POUSO ALEGRE
Inscrições gratuitas até 15h do dia 14/06 (clique aqui)
*informações Secom Prefeitura