Conheça o trabalho realizado pela equipe do “Consultório na Rua” que integra a Rede de Atenção Psicossocial de Poços de Caldas
A equipe do “Consultório na Rua” de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, começou suas atividades em abril de 2016 com o objetivo de atender as pessoas em situação de rua dentro do seu próprio território.
Todo trabalho visa compreender a população em situação de rua, suas peculiaridades, seus sonhos e sua vida, para promover ações para possibilitar a inclusão destas pessoas no setor da Saúde.
Além disso, visa o favorecimento do acesso da população em situação de risco aos serviços de saúde pública, tendo como eixo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O “Consultório na Rua” busca promover ainda, ações que enfrentem as diversas formas de vulnerabilidade e risco, especialmente em crianças, adolescentes e jovens. Sempre tendo como eixo o respeito às diferenças, a promoção dos direitos humanos e da inclusão social, o enfrentamento do estigma, as estratégias de redução de danos e a intersetorialidade.
A equipe de “Consultório na Rua” é composta por enfermeiro, médico, assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem e agente de atendimento emergencial e conta com um automóvel com sete lugares que é usado para o deslocamento para todos os bairros de Poços de Caldas. A sede se localiza no bairro Santa Rosália, onde são realizados atendimentos individuais e coletivos por uma equipe multidisciplinar.
Confira as diversas ações desenvolvidas pela equipe:
-Consultas médicas, enfermagem e em psicologia;
-Atendimento de assistência social;
-Procedimentos médicos e de enfermagem;
-Acompanhamento do usuário em sua totalidade;
-Fortalecimento de vínculo para uma abordagem contínua e integral;
-Redução de danos com oficinas de música, artes, rodas de conversa e educação em saúde;
-Ações que propiciam a autonomia e garantia de direitos, favorecendo o convívio social;
-Promoção da saúde e prevenção de agravos com realizações de atendimento individual e em grupo onde são realizadas orientações, exames sorológicos e clínicos;
-Realização de consultas compartilhadas in loco como também em outros estabelecimentos de saúde.
*informações Secom Prefeitura