Aplicação deve ser feita em três doses de 0,2 mL cada. Intervalo entre doses será de três e depois oito semanas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (16/9), a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças de seis meses a quatro anos de idade. Os frascos com o imunizante destinado para a faixa etária terão tampa na cor vinho para fins de diferenciação.
“O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias”, esclarece a agência, em nota.
A recomendação da agência inclui três doses de 0,2 mL cada. O intervalo sugerido entre as duas primeiras doses é de três semanas. Já para a terceira, recomenda-se ao menos oito semanas.
O imunizante terá que ser armazenado entre -90° C e -60° C. “Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2° C e 8° C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, complementa a Anvisa.
Em um esforço para seguir critérios rigorosos, a autarquia contou com especialistas externos que reforçaram a análise da Comirnaty. Os convidados representavam a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).