Especialistas não entraram em um consenso sobre as medidas que devem ser tomadas sobre as pessoas positivadas.
No Brasil, a recomendação para pessoas contaminadas, é de cinco dias para pessoas assintomáticas, após o contato com o infectado. Já quando apresentar sintomas, aumenta para sete dias de isolamento depois do exame positivo. Se os sintomas não desaparecerem, o isolamento permanece até o décimo dia.
De acordo com a Universidade da Califórnia São Francisco, nos Estados Unidos, um novo estudo, mostrou que 20% das pessoas com a variante Ômicron da Covid-19 testaram positivo após 11 dias do início dos sintomas. Foram analisadas 63 mil pessoas no estudo, e ainda não foi revisado pela comunidade científica.
Por isso, é importante esclarecer que ainda não há um consenso na comunidade científica sobre o caso do infectado continuar positivo, mesmo que esteja no dia de sair do isolamento e sem sintomas. Alguns especialistas defendem a importância de continuar isolamento até testar negativo, enquanto outros defendem que essas pessoas podem sair do isolamento por não ter comprovação que são capazes de transmitir o vírus.
“Algumas pessoas podem não estar infecciosas no final da doença, mesmo apresentando teste de antígeno positivo (teste rápido), enquanto outros podem estar transmitindo o vírus mesmo com teste negativo”, explicou o imunologista Yonatan Grad, da Universidade de Harvard, em entrevista ao jornal The New York Times.
*Informações Portal Metrópoles